Por meio de nota enviada, a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República ressaltou os planos de fortalecimento da Operação Lava Jato com medidas que incluem a possibilidade de abertura de um novo concurso público no Ministério Público da União em 2021.

Em breve
Em breve
A divulgar
A divulgar

De acordo com a nota, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e sua gestão têm compromisso com o enfrentamento à macrocriminalidade, especialmente no combate à corrupção.

Associado a isso, o comunicado informa o provimento de cargos de Procurador da República em todo o Brasil, com a remoção de 16 membros e nomeação de 14 novos procuradores. Há ainda a possibilidade de realização de concursos públicos para membros e servidores até o final de 2021.

A nota enviada pela assessoria da PGR ao Ache Concursos confirma que o concurso deve repor vagas originárias de aposentadorias que aumentaram após a aprovação da Reforma da Previdência. O concurso era previsto para 2020, mas em virtude da pandemia, teve trâmites parados desde então. Veja:

Assessoria de Imprensa do MPU confirma um novo edital de concurso para 2020
Assessoria de Imprensa do MPU confirma um novo edital de concurso para 2020

Último concurso ainda é vigente

O Ministério Público da União promoveu seu último concurso em 2018 para preencher 47 vagas nos cargos de Técnico - Área Administrativa e Analista - Área do Direito do MPU. Homologado em dezembro de 2018, o concurso do MPU era válido até dezembro de 2020, mas com a pandemia teve validade congelada e pode ser prorrogado até final de 2023.

Para o cargo de Analista do MPU houve oferta de 36 vagas para atuação nos estados do Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (1). A remuneração para esta função é de R$ 11.259,81.

Já para Técnico do MPU foram ofertadas 11 vagas com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 6.862,72. As vagas foram para lotação nos estados de Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2). Portanto, se a possibilidade de um novo concurso no órgão de confirmar, não deverá abranger os cargos contemplados no edital do MPU de 2018.