Concurso MPU 2020: órgão estuda lançar novo edital para membros e servidores

Assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República informou por meio de nota a possibilidade de novo concurso no MPU até o final de 2020. Órgão também deve prover cargos de Procurador entre fevereiro e março.

Por Caroline Fagundes Pieczarka
Abertura inscrições Em breve Total de vagas A divulgar
Encerra inscrições Em breve Salários até A divulgar

Por meio de nota enviada ao Blog do jornalista da Folha de São Paulo, Frederico Vasconcelos, a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República ressaltou os planos de fortalecimento da Operação Lava Jato com medidas que incluem a possibilidade de abertura de um novo concurso público no Ministério Público da União em 2020.

De acordo com a nota, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e sua gestão têm compromisso com o enfrentamento à macrocriminalidade, especialmente no combate à corrupção. Para isso, ações serão tomadas para fortalecer a Lava Jato, primeiramente em Curitiba e no Rio de Janeiro, e também para fortificar a atuação do MP na região Sul do estado do Pará, com o intuito de combater crimes ambientais.

Associado a isso o comunicado informa o provimento de cargos de Procurador da República em todo o Brasil, com a remoção de 16 membros e nomeação de 14 novos procuradores. Há ainda a possibilidade de realização de concursos públicos para membros e servidores até o final de 2020.

A nota enviada pela assessoria da PGR ao Ache Concursos confirma que o concurso deve repor vagas originárias de aposentadorias que aumentaram após a aprovação da Reforma da Previdência. Veja:

Assessoria de Imprensa do MPU confirma um novo edital de concurso para 2020
Assessoria de Imprensa do MPU confirma um novo edital de concurso para 2020

Veja também a nota na íntegra do jornal Folha de São Paulo:

"A gestão do procurador-geral da República, Augusto Aras contou 60 dias úteis em 2019, não tendo havido prazo para a transição. Daí ser natural que neste início de 2020 a nova gestão proceda aos respectivos ajustes.

O PGR tem compromisso com o enfrentamento à macrocriminalidade, especialmente no combate à corrupção. Em razão disso, vai implementar medidas antes anunciadas para fortalecer a Lava-jato, de logo, em Curitiba e Rio de Janeiro, estendendo-a aos Estados e Municípios.

Também fortalecerá a atuação do Ministério Público no Sul do Pará a fim de combater crimes ambientais.

Raquel Branquinho e Vladimir Aras, presentes na Lava-jato desde o seu início, somam seus conhecimentos ao grupo de procuradores que ora atuam na lava-jato perante o STJ e o STF, agora sob a coordenação da subprocuradora-geral da República Lindora Araújo.

Além dessas medidas, outras serão postas em execução no destravamento da economia neste primeiro semestre. Nos meses de fevereiro e março o PGR proverá cargos de procurador da República em todo o Brasil, com a remoção de 16 membros e nomeação de 14 novos procuradores da República. Também está prevista a realização de concursos públicos para membros e servidores, até o final de 2020."

Último concurso ainda é vigente

O Ministério Público da União promoveu seu último concurso em 2018 para preencher 47 vagas nos cargos de Técnico - Área Administrativa e Analista - Área do Direito do MPU. Homologado em dezembro de 2018, o concurso do MPU é válido até dezembro deste ano e pode ser prorrogado até final de 2022.

Para o cargo de Analista do MPU houve oferta de 36 vagas para atuação nos estados do Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (1). A remuneração para esta função é de R$ 11.259,81.

Já para Técnico do MPU foram ofertadas 11 vagas com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 6.862,72. As vagas foram para lotação nos estados de Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2). Portanto, se a possibilidade de um novo concurso no órgão de confirmar, não deverá abranger os cargos contemplados no edital do MPU de 2018.

* Com informações do jornal Folha de São Paulo

Concursos próximos indicados para você
ACHE SEU CONCURSO
Quer encontrar um concurso público específico?

Nossa busca vai te ajudar a encontrá-lo, basta você preencher alguns campos e pronto.

Buscar concursos
Últimas notícias
Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais