A Polícia Civil do Pará (PC-PA) divulgou o edital de nº 01/2025 informando da abertura de um novo processo seletivo simplificado que servirá para preencher, por tempo determinado, 47 vagas em cargos que exigem ensino médio e superior.

02/10/2025
03/10/2025
R$ 1.983,34
47
Anexos

O candidato não poderá ter tido contrato administrativo com prazo inferior a seis meses, a contar do ato da contratação.

Vagas abertas na PC-PA

Os cargos ofertados são para:

CARGO (NÍVEL) REQUISITOS / ESCOLARIDADE VENCIMENTO-BASE (R$) VAGAS TOTAIS (PCD + AMPLA CONCORRÊNCIA)
Assistente Administrativo (Nível Médio) Certificado de conclusão de curso do ensino médio ou ensino médio técnico, expedido por instituição de ensino devidamente reconhecida por órgão competente. Deve-se observar o item 3.2.4 do edital. 1.518,00 + gratificação 34 vagas: sendo 3 (PCD) e 31 (Ampla Concorrência). Lotação: Belém e Região Metropolitana.
Técnico em Gestão Pública - Serviço Social (Nível Superior) Diploma do curso de graduação de ensino superior em Serviço Social, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. É exigida Habilitação Profissional (registro no órgão de classe). 1.983,34 + gratificação 13 vagas: As vagas são distribuídas em diferentes lotações:
- Belém e Região Metropolitana: 1 (PCD) + 8 (Ampla Concorrência).
- Abaetetuba: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência).
- Benevides: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência).
- Marituba: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência).
- Santa Bárbara: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência).

Informações adicionais sobre escolaridade e requisitos:

  • Para o cargo de Assistente Administrativo (Nível Médio), a documentação comprobatória da escolaridade exige o diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico, obrigatoriamente acrescido de histórico escolar. O candidato somente pontuará pela apresentação de uma das titulações de ensino médio, sendo vedada a apresentação das duas.
  • Para o cargo de Técnico em Gestão Pública - Serviço Social (Nível Superior), a documentação comprobatória de escolaridade de Nível Superior exige o Diploma e/ou Comprovante de Titulação (ambos com frente e verso e assinados pelo concluinte), obrigatoriamente acrescido do Histórico Escolar.
  • Os requisitos gerais para ingresso na função temporária incluem ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, estar quite com obrigações eleitorais e militares, e possuir o certificado de conclusão de curso conforme exigido no Anexo II (que é o detalhamento acima).

Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 30 horas semanais e contará com remuneração mensal de R$ 1.518,00 a R$ 1.983,34.

Inscrições em outubro

As inscrições devem ser realizadas das 0h do dia 02 de outubro até às 23h59min do dia 03 de outubro de 2025, pelo endereço eletrônico www.sipros.pa.gov.br. A inscrição será gratuita.

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer o "upload" (envio de arquivos) nos formatos "JPEG", "PNG", "JPG" e "PDF" .

Provas

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise documental e curricular e entrevista. A avaliação curricular levará em conta os seguintes critérios de pontuação:

Nível superior

  • Graduação: 2,5 pontos;
  • Especialização: 3,5 pontos;
  • Mestrado: 4,5 pontos;
  • Doutorado: 6,5 pontos.

Nível médio

  • Ensino Médio: 8,5 pontos;
  • Ensino Técnico: 8,5 pontos.

Ambos os cargos

  • Tempo de Serviço: 0,3 ponto por ano completo até o máximo de 3 pontos;
  • Curso de Capacitação Profissional: 01 ponto para cada 40 horas apresentadas e comprovadas até o máximo de 10 pontos.

Este processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Polícia Civil do Estado do Pará.

Anexos