A Polícia Civil do Pará (PC-PA) divulgou o edital de nº 01/2025 informando da abertura de um novo processo seletivo simplificado que servirá para preencher, por tempo determinado, 47 vagas em cargos que exigem ensino médio e superior.
O candidato não poderá ter tido contrato administrativo com prazo inferior a seis meses, a contar do ato da contratação.
Vagas abertas na PC-PA
Os cargos ofertados são para:
CARGO (NÍVEL) | REQUISITOS / ESCOLARIDADE | VENCIMENTO-BASE (R$) | VAGAS TOTAIS (PCD + AMPLA CONCORRÊNCIA) |
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Assistente Administrativo (Nível Médio) | Certificado de conclusão de curso do ensino médio ou ensino médio técnico, expedido por instituição de ensino devidamente reconhecida por órgão competente. Deve-se observar o item 3.2.4 do edital. | 1.518,00 + gratificação | 34 vagas: sendo 3 (PCD) e 31 (Ampla Concorrência). Lotação: Belém e Região Metropolitana. |
Técnico em Gestão Pública - Serviço Social (Nível Superior) | Diploma do curso de graduação de ensino superior em Serviço Social, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. É exigida Habilitação Profissional (registro no órgão de classe). | 1.983,34 + gratificação | 13 vagas: As vagas são distribuídas em diferentes lotações: |
- Belém e Região Metropolitana: 1 (PCD) + 8 (Ampla Concorrência). | |||
- Abaetetuba: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência). | |||
- Benevides: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência). | |||
- Marituba: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência). | |||
- Santa Bárbara: 0 (PCD) + 1 (Ampla Concorrência). |
Informações adicionais sobre escolaridade e requisitos:
- Para o cargo de Assistente Administrativo (Nível Médio), a documentação comprobatória da escolaridade exige o diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico, obrigatoriamente acrescido de histórico escolar. O candidato somente pontuará pela apresentação de uma das titulações de ensino médio, sendo vedada a apresentação das duas.
- Para o cargo de Técnico em Gestão Pública - Serviço Social (Nível Superior), a documentação comprobatória de escolaridade de Nível Superior exige o Diploma e/ou Comprovante de Titulação (ambos com frente e verso e assinados pelo concluinte), obrigatoriamente acrescido do Histórico Escolar.
- Os requisitos gerais para ingresso na função temporária incluem ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, estar quite com obrigações eleitorais e militares, e possuir o certificado de conclusão de curso conforme exigido no Anexo II (que é o detalhamento acima).
Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de 30 horas semanais e contará com remuneração mensal de R$ 1.518,00 a R$ 1.983,34.
Inscrições em outubro
As inscrições devem ser realizadas das 0h do dia 02 de outubro até às 23h59min do dia 03 de outubro de 2025, pelo endereço eletrônico www.sipros.pa.gov.br. A inscrição será gratuita.
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer o "upload" (envio de arquivos) nos formatos "JPEG", "PNG", "JPG" e "PDF" .
Provas
A seleção dos candidatos será feita por meio de análise documental e curricular e entrevista. A avaliação curricular levará em conta os seguintes critérios de pontuação:
Nível superior
- Graduação: 2,5 pontos;
- Especialização: 3,5 pontos;
- Mestrado: 4,5 pontos;
- Doutorado: 6,5 pontos.
Nível médio
- Ensino Médio: 8,5 pontos;
- Ensino Técnico: 8,5 pontos.
Ambos os cargos
- Tempo de Serviço: 0,3 ponto por ano completo até o máximo de 3 pontos;
- Curso de Capacitação Profissional: 01 ponto para cada 40 horas apresentadas e comprovadas até o máximo de 10 pontos.
Este processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Polícia Civil do Estado do Pará.
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