Após remarcar a etapa, prevista no edital de abertura para 6 de julho, ocorreram neste domingo de 13 de julho as provas objetivas do grande concurso público da Secretaria de Educação da Paraíba (concurso SEE-PB 2025). O concurso, que tem 2.000 vagas no cargo de Professor de Educação Básica IV, é para ingresso na carreira estatutária da educação do Estado.
Foram 70.595 candidatos inscritos na seleção que tentam as novas vagas da educação estadual, segundo a banca IDECAN. O número de abstenção e os faltosos nas avaliações ainda não foi divulgado.
As provas objetivas tiveram a duração de 4 horas e foram das 13h às 17h em escolas das cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal, Mamanguape, Santa Rita e Queimadas.
Os candidatos que prestaram as provas passaram por 100 questões valendo 140 pontos, divididas entre conhecimentos gerais e específicos, sendo:
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 15 questões de Legislação;
- 10 questões de Fundamentos Teóricos e Legais da Educação;
- 10 questões de Raciocínio Lógico Matemático;
- 10 questões de Informática;
- 40 questões de Conhecimentos Específicos dos componentes curriculares dos Cargos.
Será aprovado no concurso o candidato que atingir 50% do total de pontos e que não zere nenhuma das áreas.
Gabarito SEE-PB
Os gabaritos das provas poderão ser consultados pelo site do IDECAN, em www.idecan.org.br no decorrer desta segunda-feira de 14 de julho.
Já os resultados das provas com a classificação dos candidatos sairá no dia 06 de agosto.
O concurso terá ainda a etapa de Avaliação de títulos, de caráter classificatório, para soma na nota final. Essa etapa não elimina, mas pode aumentar pontos e alterar a classificação final.
Do concurso
As 2.000 vagas estão distribuídas entre as 16 gerências regionais de ensino. Elas são para o cargo de professor com licenciatura plena nas seguintes áreas de atuação:
- Artes (144);
- Biologia (89);
- Educação Física (207);
- Filosofia (30);
- Física (91);
- Geografia (165);
- História (194);
- Línguas Espanhola (74);
- Língua Inglesa (124);
- Língua Portuguesa (375);
- Matemática (383);
- Química (80); e
- Sociologia (44).
A remuneração inicial dos Professores será de R$ 6.944,09 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. Durante as chamadas, há reserva de 5% das vagas para as pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.