Com edital publicado no dia 06 deste mês, abrem nesta terça-feira, 19 de novembro, as inscrições para participar do novo concurso público da Câmara de Curitiba-PR para 37 vagas em carreiras de nível médio e superior. A seleção de pessoal é regida pelo edital nº 01/2019 e será coordenada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná - NC/UFPR.

19/11/2019
18/12/2019
02/02/2020
R$ 4.556,38
37
03/02/2020
Anexos

O período de inscrições no concurso foi retificado e o prazo de participação que abre hoje e terminaria no dia 19 de dezembro, vai agora até o dia 18/12. O edital completo pode ser conferido aqui no Ache Concursos no quadro anexo.

Cargos, vagas e salários

  • Técnico Administrativo (24 vagas) - Ensino Médio Completo;
  • Analista Legislativo (4) - Curso Superior Completo em qualquer área de formação, reconhecido pelo MEC, bacharelado ou licenciatura ou tecnólogo, mais Registro no Conselho Profissional correspondente quando houver;
  • Contador (1) - Curso Superior Completo em Ciências Contábeis, mais Registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná (CRC-PR);
  • Procurador Jurídico (6) - Curso Superior Completo em Direito, mais Registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Regional;Redator (2) - Curso Superior Completo em Letras/Português, Comunicação Social ou Pedagogia, além de Registro no Conselho Profissional correspondente se houver.

Os salários variam de acordo com o cargo e vão de R$ 2.259,27 a R$ 4.556,38. Há ainda gratificação a título de responsabilidade técnica e gratificação especial de 30% a 75%. Confira:

Cargos Vagas Carga horária Salário base Gratificação Vencimentos
Nível médio
Técnico Administrativo 24 40H R$ 2.259,27 R$ 677,78 R$ 2.937,05
Nível Superior
Procurador Jurídico 6 40H R$ 4.556,38 R$ 4.100,73 R$ 8.657,11
Analista Legislativo 4 40H R$ 3.835,25 R$ 1.150,67 R$ 4.985,92
Redator 2 40H R$ 3.835,25 R$ 1.150,67 R$ 4.985,92
Contador 1 40H R$ 3.835,25 R$ 4.027,00 R$ 7.862,25

Inscrição na Câmara de Curitiba-PR vai até dezembro

As inscrições no concurso deverão ser realizadas de 19 de novembro até as 17h do dia 18 de dezembro de 2019, apenas pelo endereço eletrônico da UFPR - www.nc.ufpr.br.

A taxa de participação custa R$ 100,00 para cargo de nível médio e R$ 150,00 para carreiras de nível superior. Para pedir isenção, o candidato deve atender o disposto no item respectivo que fala sobre isenções, no edital.

Provas em fevereiro de 2020

O concurso público será composto de três etapas de avaliação dos inscritos, sendo:

- Prova Teórica, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todos os cargos, com 40 questões de língua portuguesa, raciocínio matemático, legislação e conhecimento específico;

- Prova Discursiva - redação, parecer ou compreensão e produção de textos, para todos os cargos;

- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, para os candidatos habilitados para essa fase.

As provas objetivas serão aplicadas a partir das 13h30min do dia 02 de fevereiro de 2020, em locais a serem divulgados oportunamente no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br.

Para ingresso na sala de provas, o candidato deverá levar o material (lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha), os quais não poderão conter quaisquer tipos de informações) e apresentar o comprovante de ensalamento com o original ou fotocópia autenticada em cartório do documento oficial de identidade com foto recente.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados no dia 03 de fevereiro pelo site da organizadora do concurso.

Atribuições dos cargos

Técnico Administrativo: Executar tarefas na área legislativa como: redigir correspondências organizar e atualizar arquivos, exercer controle dos atos decorrentes da atividade legislativa da Câmara. Tarefas Típicas: Redigir correspondências, atas e demais documentos, conferindo os trabalhos executados quanto à ortografia e clareza do texto. Receber e protocolar correspondências, registrando, conferindo dados e encaminhando-as ao- setor destinado. Organizar, controlar e atualizar arquivos de correspondências e documentos, visando à obtenção posterior de informações. Atender e fazer ligações telefônicas de interesse do órgão de trabalho procedendo as informações solicitadas. Recepcionar pessoas que se dirijam ao setor, para prestar-lhes as informações desejadas ou encaminhá-las ao local adequado. Registrar em agenda os assuntos e informações de interesse do órgão. Verificar periodicamente o estoque de material de escritório para consumo do órgão, providenciando sua devida reposição. Receber, classificar, numerar, encaminhar, escriturar em livros e fichas de controle, as proposições (requerimentos, projetos de lei, resolução e decreto legislativo) apresentadas pelos Vereadores. Autuação dos projetos de lei, resolução e decreto legislativo. Consulta aos Cadastros sobre proposições da mesma natureza. Registrar a publicação e confeccionar o Diário da Câmara. Elaboração de correspondência relacionada com a atividade legislativa. Conferir decretos e autógrafos das matérias aprovadas. Controle dos prazos dos pedidos de informações, vetos, para promulgação e sanção de matéria aprovada e outros. Prestar informações sobre a tramitação das proposições. Recebimento e classificação das notas taquigráficas referentes aos pronunciamentos dos Vereadores. Montagem do texto para inclusão nos Anais da Câmara. Revisão datilográfica do texto dos Anais. Encaminhamento da frequência dos Vereadores para o setor competente. Manutenção do arquivo histórico, através de indexação, cadastro e controle do material arquivado. Prestação de informações e auxílio em pesquisas sobre a matéria arquivada. Manutenção, indexação, prestação de informações sobre legislação municipal, estadual e federal. Operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como, processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor. Desempenhar outras atividades correlatas.

Analista Legislativo: Prestar assistência aos Vereadores membros das Comissões na elaboração de pareceres e na coordenação dos trabalhos. Elaborar o calendário e a pauta das reuniões das Comissões. Proceder o controle e encaminhamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões, observando os prazos regimentais. Manter atualizados os registros dos trabalhos das Comissões, selecionando, classificando e arquivando a documentação. Prestar informações sobre o andamento dos processos e indicações em tramitação nas Comissões. Elaborar projetos de lei e emendas de iniciativa das Comissões, na forma das normas legais em vigor. Emitir parecer sobre assunto de sua especialidade;

Contador: Executar operações contábeis tais como: correção de escrituração, conciliações, exame do fluxo de caixa e organização de relatórios, elaborar planos e programas de natureza contábil, elaborar balanços e balancetes contábeis. Tarefas Típicas: corrigir a escrituração dos livros contábeis, atentando para a transcrição correta dos dados contidos nos documentos originais, utilizando sistemas manuais e mecanizados, a fim de cumprir as exigências legais. Elaborar balancetes, balanços e outras demonstrações contábeis, aplicando as técnicas apropriadas, apresentando resultados parciais e totais da situação patrimonial do órgão, entre outras;

Procurador Jurídico: Coordenar, analisar, emitir pareceres e elaborar documentos jurídicos, examinar processos específicos e pesquisar legislação e jurisprudência, doutrina e analogia, prestar assessoramento jurídico amplo à Comissão Executiva da Câmara, Vereadores, órgãos da Administração e Comissões Técnicas da Câmara Municipal. Tarefas Típicas: Pesquisar, analisar e interpretar a legislação e regulamento em vigor, referentes a área legislativa, constitucional, fiscal, tributária, recursos humanos e outras. Coordenar e supervisionar a elaboração de planos e programas de trabalho. Analisar e elaborar minutas de contratos, convênios, petições, contestações, réplicas, memoriais e demais documentos de natureza jurídica. Examinar e revisar processos específicos, de acordo com a sua área de atuação. Pesquisar a jurisprudência, doutrina e analogia para a formação de arquivo jurídico, orientando quanto a sua organização. Elaborar relatórios demonstrativos das atividades do setor: Prestar assessoramento jurídico amplo à Comissão Executiva, Vereadores, órgãos da Administração e Comissões Técnicas da Câmara Municipal, entre outras;

Redator: Redigir e elaborar as atas das Sessões Plenárias da Câmara Municipal, Comissões Permanentes, Especiais e de Inquérito, e de outras reuniões de atividades do Legislativo, revisão ortográfica das notas taquigráficas decifradas e dos anais para publicação, e demais trabalhos de redação e revisão em que se exija conhecimento profundo do vernáculo. Tarefas Típicas: redigir e elaborar as atas das Sessões Plenárias da Câmara Municipal, das Comissões Permanentes, Especiais e de Inquérito. Redigir e elaborar atas, relatórios e outros documentos referentes a atividades do Legislativo Municipal. Redação de correspondência oficial na revisão. Revisão ortográfica das notas taquigráficas decifradas e datilografadas e encaminhamento aos respectivos oradores, nos prazos regimentais. Revisão ortográfica dos anais da Câmara para publicação. Demais trabalhos de redação e revisão em que se exija conhecimento amplo da língua nacional. Operar sistemas administrativos e técnicos em microcomputador, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros aplicativos de uso corrente no setor. Desempenhar outras atividades correlatas.