13/07/2021
01/08/2021
A divulgar
100

Anexos

O OGMO - √ďrg√£o de Gest√£o de M√£o de Obra do Trabalho Portu√°rio Avulso do Porto de Antonina, estado do Paran√°, abriu processo seletivo que visa contratar 100 novos Trabalhadores Portu√°rios Avulsos para atividades de Capatazia (arrumador) para suprir as necessidades de m√£o de obra.

Poder√£o se inscrever candidatos que tenham ensino fundamental I (do 1¬į ao 5¬į ano completos), idade entre 18 e 40 anos, entre outros requisitos. A remunera√ß√£o e a jornada de trabalho dos trabalhadores ser√° de acordo com a legisla√ß√£o, conven√ß√Ķes coletivas de trabalho e acordos coletivos de trabalho em vigor.

O Trabalho Portu√°rio Avulso √© aquele executado na movimenta√ß√£o de cargas provenientes ou destinadas do transporte mar√≠timo, dentro da √°rea do porto organizado, com a intermedia√ß√£o obrigat√≥ria do √ďrg√£o de Gest√£o de M√£o de Obra do Trabalho Portu√°rio Avulso. Caracteriza-se por sua eventualidade cuja oportunidade de trabalho √© em fun√ß√£o da demanda de servi√ßos solicitados para atendimento aos seus m√ļltiplos requisitantes em sistemas de rod√≠zio, sem configurar v√≠nculo empregat√≠cio de acordo com a legisla√ß√£o vigente.

Inscri√ß√Ķes e provas

As inscri√ß√Ķes podem ser feitas a partir das 12h do dia 13 de julho √†s 23h59min do dia 01 de agosto de 2021, pela internet, por meio dos endere√ßos eletr√īnicos www.concursosfau.com.br e www.ogmoantonina.com.br/site. Ser√° cobrado taxa de inscri√ß√£o no valor de R$ 80,00.

A seleção será realizada em quatro etapas, sendo:

  • Avalia√ß√£o de t√≠tulos, de car√°ter classificat√≥rio e eliminat√≥rio;
  • Avalia√ß√£o de resist√™ncia f√≠sica, de car√°ter eliminat√≥rio;
  • Avalia√ß√£o de Sa√ļde Ocupacional, d car√°ter eliminat√≥rio;
  • Curso Introdut√≥rio ao Trabalho Portu√°rio de car√°ter eliminat√≥rio.

Da avaliação de títulos

Para fins de pontuação na prova de títulos serão considerados os seguintes documentos:

  • Ser Portador de Carteira Nacional de Habilita√ß√£o, categoria "C": 10 pontos;
  • Ser Portador de Carteira Nacional de Habilita√ß√£o, categoria "D": 15 pontos;
  • Ser Portador de Carteira Nacional de Habilita√ß√£o, categoria "E": 20 pontos;
  • Trabalho na √°rea do Porto Organizado nas fun√ß√Ķes estabelecidas artigo 40, ¬ß 1¬į, inciso I, II, III, IV, V e VI, da Lei 12.815/2013: 5 pontos por ano comprovado at√© 20 pontos;
  • Cursos da NORMAN 32/DPC: 5 pontos por curso at√© 60 pontos;

Da avaliação de resistência física

Teste de Abdominal: realizado pelo tempo de um minuto ininterrupto, onde a posi√ß√£o inicial ser√° dec√ļbito dorsal, joelhos flexionados, bra√ßos cruzados na altura do peito, de forma que a m√£o direita segure o ombro esquerdo e a m√£o esquerda o ombro direito;

Teste de Flexão de Braço: realizado pelo tempo de um minuto ininterrupto;

Teste de Corrida: realizado pelo tempo de doze minutos ininterruptos, onde ser√° computada a dist√Ęncia percorrida pelo candidato, que poder√° caminhar ou correr.

Já a duração prevista do curso introdutório ao trabalho portuário é de três meses a ser realizado com carga horária diária de 8 horas/aula (no horário das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min). O candidato que não comparecer, ou não atingir a frequência mínima de 90% das aulas, seja qual for o motivo alegado, será desclassificado do certame.

Após a conclusão do curso introdutório ao trabalho portuário, o candidato aprovado estará apto a exercer a função de capatazia, no cadastro, na seguinte ordem:

Lingada: Fazer/desfazer as lingadas para o transporte das mercadorias para as posi√ß√Ķes determinadas; preparar/desfazer as lingadas para i√ßamento/ descarregamento das cargas;

Armaz√©m/P√°tio: Fixar embalagens e/ou mercadorias nas carrocerias dos caminh√Ķes, e outras atividades correlatas;

Limpeza: Realizar limpeza das sobras de produtos/embalagens depositadas na área portuária próxima a operação.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do OGMO.

Anexos