Deve sair no segundo semestre do ano um novo concurso na Polícia Militar do Estado do Piauí. O Comandante da Instituição militar, Lindomar Castilho, afirmou que a instituição militar precisa urgentemente realizar um novo concurso com a oferta de, ao menos, 500 vagas e negocia a nova seleção com o Governador do Estado.

O novo certame seria para preencher o déficit de policiais, visando reforçar a segurança pública no estado. Embora a legislação que regulamenta o quadro da PM fixe um quadro com mais de 11 mil policiais no estado, atualmente as forças policiais contam com um efetivo de cerca de 6 mil policiais apenas.

Recentemente, o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou que a Polícia Militar do Piauí deverá ter o concurso autorizado até maio de 2020. O anuncio foi realizado pelo próprio governador durante um evento de assinatura do decreto que criou o 21º Batalhão de Polícia de Altos.

Atualmente o procedimento administrativo que trata acerca do novo concurso público encontra-se junto à Secretaria de Segurança do Estado. No processo há o pedido de 1.000 vagas para o cargo de Soldado e 40 vagas para o cargo de Oficial.

Para concorrer a um dos cargos de Soldado é necessário ensino médio completo e para concorrer a Oficial o requisito é ter ensino superior em bacharelado em Direito.

Prepare-se desde já:

Último concurso

A seleção anterior promovida pela PM do Piauí ocorreu no ano de 2017. A NUCEPI / UESPI foi a banca organizadora do certame que ofertou 480 oportunidades para o cargo de Soldado. Dentre as vagas, 430 foram destinadas a candidatos do sexo masculino e 50 para candidatas do sexo feminino.

Na época, o vencimento para o cargo de Soldado era de R$ 3.100,00 mensais e as inscrições para o certame custaram R$ 80,00. A prova foi composta por 60 questões, divididas entre Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Noções de Informática) e Conhecimentos Específicos (Legislação da PM-PI e Noções de Direito).