A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) divulgou o edital de Processo Seletivo, que tem como objetivo preencher uma vaga e formar um cadastro de reserva em um cargo pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). As atividades serão desenvolvidas presencialmente na cidade de Porto Alegre-RS.
A oportunidade de ingresso é no cargo de Programador de Redes, que exige curso técnico ou superior em informática, além de experiência com Linux por linha de comando; programação em Python; automação de tarefas de redes; conhecimentos de TCP/IP, SSH e APIs; uso de Git; disponibilidade para atendimentos internos e externos de emergência, eventualmente fora do horário comercial.
O salário será de R$ 4.582,92, além de benefício de alimentação/refeição no valor inicial de R$ 1.066,01, por regime de trabalho de 40 horas na semana.
Inscrição FAURGS
As inscrições devem ser realizadas das 08h do dia 21 de setembro até as 18h do dia 12 de outubro de 2026, exclusivamente pelo requerimento de inscrição eletrônico.
Provas
Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio de prova de títulos, currículo e entrevista. A entrevista será realizada no dia 21 de outubro, de forma virtual, em horário a ser divulgado na página da FAURGS.
QUADRO DE PONTUAÇÃO
| ETAPA | CRITÉRIO | PONTUAÇÃO | MÁXIMO |
|---|---|---|---|
| TÍTULOS | Diploma de Graduação ou Pós-Graduação na área de Tecnologia da Informação | 10 pontos por diploma | 10 pontos |
| Certificado de curso de aperfeiçoamento em Redes de Computadores ou Segurança da Informação, com carga horária mínima de 12 horas | 5 pontos por curso | 20 pontos | |
| Certificado de curso de aperfeiçoamento na área de Programação, com carga horária mínima de 12 horas | 5 pontos por curso | 20 pontos | |
| Certificado de curso de aperfeiçoamento na área de Linux, com carga horária mínima de 12 horas | 3 pontos por curso | 15 pontos | |
| CURRÍCULO DOCUMENTADO | Participação comprovada em projetos de pesquisa na área de Ciência da Computação | 3 pontos por projeto | 15 pontos |
| Experiência comprovada em Linux ou configuração de ativos de redes de computadores | 10 pontos por ano completo | 20 pontos | |
| Experiência comprovada em programação | 10 pontos por ano completo | 25 pontos | |
| ENTREVISTA | Aderência à descrição da vaga | 50 pontos | |
| Conhecimento de linguagem de programação script | 10 pontos | ||
| Experiência no uso de APIs e versionamento (Git) | 10 pontos | ||
| Experiência em uso de console para acesso remoto e Linux | 10 pontos | ||
| Conhecimento do funcionamento de serviços de rede | 5 pontos | ||
| Conhecimento sobre o local da vaga | 5 pontos | ||
| Proatividade e comunicação | 5 pontos | ||
| Interesse e disponibilidade |
O prazo de validade do processo seletivo simplificado (PSS) é de um ano, contado a partir da data de publicação da classificação final. Esse período pode ser prorrogado por igual período, conforme a necessidade do Projeto.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


