Saíram os dois novos editais para salva-vidas no RS. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBM RS) promove dois novos processos seletivos simplificados que vão recrutar 440 salva-vidas civis temporários para atuação em praias e balneários do estado.
São 80 vagas para capacitação de novos candidatos e até 360 vagas que poderão ser preenchidas por candidatos capacitados na Operação Verão anterior, no período de 2020/2021 a 2024/2025
As novas oportunidades estão distribuídas entre os seguintes editais:
Edital nº 01/2025 metade sul
- Guarda-Vidas Civis Temporários: capacitação - novos (30 vagas)
- Guarda-Vidas Civis Temporários: recertificação - antigos (70 vagas)
Edital nº 01/2025 metade norte
- Guarda-Vidas Civis Temporários: capacitação - novos (50 vagas)
- Guarda-Vidas Civis Temporários: recertificação - antigos (290 vagas).
Veja os requisitos para participar
- Ser Brasileiro;
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 55 anos de idade;
- Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais;
- Obter aprovação nos exames físico e de saúde prescritos na norma
- Ter concluído o ensino fundamental;
- Estar regularizado com as obrigações do serviço militar obrigatório;
- Não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Não ter sido demitido da mesma função nos últimos três anos, em virtude cometimento de falta administrativa considerada grave, devidamente prevista em Instrução Normativa do CBMRS.
Durante a realização da capacitação técnica de Guarda-Vidas, o candidato terá remuneração de R$ 2.100,00, proporcionalmente aos dias de realização do curso.
Inscrição
Os candidatos deverão se inscrever por meio do endereço eletrônico www.bombeiros.rs.gov.br das 0h do dia 27 de agosto até às 23h59min do dia 25 de setembro de 2025.
No momento da inscrição, o candidato fará a opção da modalidade, capacitação (novos) ou recertificação (antigos) e em qual habilidade deseja atuar:
- Águas de Mar
- Águas Internas.
Provas
O processo seletivo constará de quatro etapas, sendo elas:
- Exame de Saúde e Mental, de caráter eliminatório;
- Exame de Aptidão Física, de caráter classificatório e eliminatório;
- Sindicância de Vida Pregressa, fase de caráter eliminatório;
- Capacitação Técnica (NOVOS) ou Recertificação Técnica (ANTIGOS), de caráter classificatório e eliminatório.
As fases preferencialmente serão realizadas nos municípios de Porto Alegre e Rio Grande, podendo a critério do CBMRS serem abertos novos polos de treinamento.
Os contratos a serem firmados terão vigência no período de novembro a abril, o qual poderá ser reduzido, conforme as necessidades do CBMRS.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: