Deve sair ainda no primeiro trimestre do ano o edital de abertura do novo concurso da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). O órgão publicou informações em seu site oficial sobre os trâmites do novo concurso para Defensor, que terá edital publicado em breve.

19/07/2021
23/08/2021
17/10/2021
R$ 28.724,44
80
19/10/2021
Anexos

Serão disponibilizadas 100 vagas para formação de um cadastro reserva de profissionais pois, de acordo, com o defensor público-geral, Stélio Dener, o orçamento atual não prevê gastos com mais contratações, em primeiro momento. Assim, após a realização do concurso, os primeiros aprovados, em todas as fases do Concurso, serão convocados para trabalhar no órgão a depender da disponibilidade de recursos financeiros e da necessidade de profissionais.

A previsão é de que até 6 servidores da Defensoria Pública de Roraima se aposentem este ano e eles serão substituídos pelos aprovados no concurso de 2020.

"Serão disponibilizadas 100 vagas para cadastro de reserva. O concurso deve ocorrer até a metade do ano. Essas pessoas não serão contratadas logo, elas serão chamadas quando tiver orçamento ou à medida que os atuais defensores pedirem aposentadoria. Contudo, a meta é chegar aos 58 defensores,conforme prevê a Lei", explicou o defensor-geral.

Banca já foi definida

O andamento do Concurso da Defensoria Pública de Roraima está bastante avançado pois a Banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas (FCC). A informação preliminar dá conta de que o edital do III Concurso Público do órgão será publicado até março.

Cargo e etapas

Vale ressaltar que é uma excelente oportunidade para os os recém-formados em Direito já que os requisitos para se candidatar no certame são: ser bacharel em Direito e ter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Não será cobrada a prática de 3 anos.

O vencimento inicial para o defensor público substituto é de R$ 24.681,59. Ao todo, quem tiver interesse em concorrer às 100 vagas para o cadastro reserva, passará pelas seguintes etapas: provas escritas, sindicância sobre a vida pregressa do candidato, prova oral e avaliação de títulos.

Com exceção da avaliação de títulos, todas as fases serão eliminatórias e classificatórias. Isso porque, de acordo com o que foi explicado por Stélio Dener, "A prova de títulos não terá caráter eliminatório, servindo apenas para somar-se à média das demais provas do candidato, para fins de classificação".

O concurso para Defensor de Roraima terá duração de dois anos e o tempo será contado a partir da data de publicação do edital e da homologação de classificação final dos aprovados.

Anexos