A UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC no estado de São Paulo, divulgou o edital 55/2021 para realização de um novo processo seletivo simplificado que visa preencher, em caráter temporário, duas vagas no cargo de professor visitante.

30/11/2021
29/12/2021
R$ 9.616,18
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Anexos

As vagas são para área de Ensino e História da Biologia (1) e Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Biologia (1).

A função exige graduação, além de titulação em nível de doutorado. O salário dos Professores será de R$ 9.616,18, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

A contratação de professor visitante e de professor visitante estrangeiro tem por objetivo apoiar a execução dos programas de pós-graduação stricto sensu, contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão, contribuir para a execução de programas de capacitação docente e viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico.

Como se Inscrever

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 30 de novembro e 29 de dezembro de 2021, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sig.ufabc.edu.br/sigrh/public. As inscrições serão gratuitas.

A duração do contrato de professor visitante será de:

  • Um ano para professor visitante de nacionalidade brasileira, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a dois anos;
  • Um ano para professor visitante de nacionalidade estrangeira, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a quatro anos.

Sobre a UFABC

Até a chegada da UFABC em 2005/2006, as sete cidades de região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) apresentavam uma enorme demanda de vagas no ensino público superior. O ABC possuía mais de 2,5 milhões de habitantes e uma oferta de 45 mil vagas distribuídas em 30 Instituições de Ensino Superior, sendo a grande maioria privada. Dos cerca de 77 mil estudantes matriculados no ensino superior na Região, cerca de 65% estavam em instituições privadas, 20% em municipais e 15% na rede comunitária filantrópica. Com a exceção de uma porcentagem ínfima de instituições que desenvolviam atividades de pesquisa, todas as demais se dedicavam apenas ao ensino. No setor de tecnologia e engenharia poucas apresentavam investimentos em pesquisa aplicada.

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