Você sabia que agora é possível abrir uma conta no Nubank mesmo sendo menor de idade? A novidade já havia sido anunciada pelo banco digital em junho de 2022, mas agora ela está disponível para todos os interessados.

A conta para menores de idade é voltada para jovens de 12 a 17 anos e com ela é possível solicitar um cartão, utilizar a função débito e até guardar dinheiro nas Caixinhas. A ideia do banco é incentivar a educação financeira dos pequenos desde cedo.

Quer saber mais sobre ela? Veja abaixo.

Como funciona a Nuconta para menor de idade?

A conta para menor de 18 anos tem todas as funções que já existem na conta do Nubank hoje, ou seja, pix, recarga de celular e várias outras ferramentas que ajudam a organizar e gerenciar as finanças. Ela conta também com as Caixinhas, que permitem aos jovens organizar e guardar seu dinheiro por objetivos.

O que adolescentes podem fazer com a conta do Nubank:

  • Usar as Caixinhas para guardar o dinheiro por objetivos e vê-lo render (apenas com o RDB, que tem proteção do FGC);
  • Fazer e receber transferências por Pix, TED gratuita ou entre contas do Nubank;
  • Fazer recarga de celular direto pelo app;
  • Realizar compras online com o cartão com função débito virtual;
  • Sacar dinheiro físico em caixas eletrônicos da rede Banco24horas/Tecban ou da rede Saque e Pague;
  • E todas as outras funções oferecidas pela conta do Nubank.

Quem pode pedir a Nuconta para menores?

A primeira coisa que você deve saber é que a conta para menor de idade do Nubank deverá ser solicitada pelo pai, mãe ou responsável, ou seja, os adolescentes não podem pedir uma conta e cartão com função débito por conta própria.

Considerado esse detalhe, qualquer cliente do Nubank que tenha filhos nessa faixa etária pode solicitar a conta digital para menor de 18 anos. No caso dos pais e mães que ainda não sejam clientes do Nubank, será necessário primeiro abrir uma conta para si próprios, para só então pedir a conta para os filhos.

Como pedir a Nuconta para menores?

O passo a passo é bem simples e ocorre todo pelo aplicativo Nubank do pai ou da mãe. Veja só:

  1. Entre no app do Nubank e clique no aviso "Agora seus filhos menores de idade podem ter uma conta do Nubank"; ou busque pela seção "Descubra mais";
  2. Insira os dados do seu filho ou filha: nome completo, número do CPF, e-mail e data de nascimento - ele ou ela precisa ter um e-mail próprio, OK?
  3. Por fim, leia e aceite o contrato da conta, e insira sua senha de 4 dígitos.

Pronto! Após realizar esses passos, o adolescente vai receber um convite pelo e-mail informado.

Em seguida, ele ou ela deverá clicar no link enviado, baixar o aplicativo do Nubank no próprio celular e seguir o passo a passo para cadastrar a conta.

Segundo o banco, a aprovação pode levar alguns dias, já que é feita uma análise de todos os cadastros. Assim que estiver tudo certo, o jovem receberá um e-mail.

Como pedir o cartão?

Com a conta criada, é possível pedir o cartão, mas atenção: ele só terá a função débito. Não são fornecidos cartões de crédito para menores de idade. O passo a passo também é simples e pode ser feito pelo adolescente através do app instalado no telefone dele:

  1. Abrir o app do Nubank;
  2. Clicar no botão "Função Débito";
  3. Selecionar a opção "Pedir função débito".

O cartão será emitido e enviado no prazo informado no app.

Vale a pena abrir uma conta para os adolescentes?

De uma forma geral, o que os especialistas afirmam é que há muitos benefícios de se incentivar a administração das finanças e a educação nessa área desde cedo. Entre os principais deles está o de se criar desde cedo o hábito de poupar e guardar dinheiro.

Além disso, muitas dessas contas possuem aplicativos com conteúdo educativo que auxilia os pais na tarefa de ensinar sobre finanças. Outra vantagem ainda é o acesso a formas instantâneas de pagar e receber dinheiro, como a própria mesada, dividir uma compra com os amigos, fazer um Pix, etc.

Outras opções de conta para menores

Mas o Nubank não é o único banco que permite a abertura desse tipo de conta. Existem outras opções no mercado. Veja só:

1. Banco Inter

Uma dessas opções de conta para menos de 18 anos é o Banco Inter. De acordo com a fintech, o principal objetivo da conta digital para menores de idade é auxiliar os pais e responsáveis na educação financeira das crianças e adolescentes.

Porém, vale ressaltar que, apesar da facilidade, ainda é necessário a apresentação dos documentos, tanto do menor quanto do responsável. Para os menores de idade que são emancipados, não há necessidade do envio da documentação do responsável.

O processo de abertura de uma conta Kids é parecido com a abertura de uma conta comum, tendo direito a um cartão de débito e acesso à área de investimentos.

2. nextJoy

A conta digital nextJoy é uma parceria da Disney com o banco Next, com a intenção de auxiliar menores de idade a entenderem melhor sobre finanças com os personagens da Disney e da Marvel, já que eles oferecem missões e recursos de mesada programada. Nesta opção, o responsável deve ser cliente do banco para criar uma conta infantil e controlá-la pelo app do seu celular.

3. PicPay

Mesmo sendo uma carteira digital, o Picpay também permite a abertura de conta para jovens, desde que tenham pelo menos 16 anos completos até a data de abertura da conta.

4. C6 Yellow

A C6 Yellow é uma conta digital onde o C6 Bank oferece esta opção, contendo todas as funcionalidades que o menor precisa para administrar seu dinheirinho de forma simples e monitorada pelo responsável.

5. BB Conta Jovem

Esta opção é para quem deseja abrir uma conta para o menor em um banco tradicional. A única exigência é que o jovem tenha entre 12 e 21 anos e não tenha entrado ainda na faculdade.

É preciso levar a documentação em uma agência do Banco do Brasil e. Os menores de 18 anos, devem estar acompanhados do responsável portando também documento de identidade.

6. Iti

O banco digital do Itaú também permite que jovens a partir de 14 anos abram contas nele. O processo de abertura é todo pelo aplicativo do banco e segundo o Itaú, as funcionalidades da conta digital para menores do Iti são quase idênticas às da conta tradicional. Porém, o Iti também não oferece opção de crédito pelo app para menores de idade.