Atenção candidatos do Enem 2025 que perderam um ou os dois dias de aplicação das provas! Já é possível solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17). O prazo segue aberto até as 12h da sexta-feira (21), no horário de Brasília.

A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025. Abaixo explicamos melhor quem pode realizar o pedido.

Quem pode solicitar?

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o direito à reaplicação é garantido ao participante que tenha sido afetado por:

  • problemas logísticos durante a aplicação ou
  • doenças infectocontagiosas na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de provas.

Os pedidos serão analisados individualmente pelo Inep.

O que são problemas logísticos?

São considerados problemas logísticos fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior que causem prejuízo comprovado ao participante, tais como:

  • fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Quais doenças infectocontagiosas dão direito à reaplicação?

Segundo o edital do Enem 2025, poderão solicitar reaplicação os participantes infectados por:

  • tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Como solicitar a reaplicação?

A reaplicação poderá ser solicitada entre os dias 17 a 21 de novembro de 2025, através da Página do Participante.

No caso de doenças infectocontagiosas, é necessário inserir um documento legível que comprove a condição. O documento deve conter:

  • nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Enem 2025

O Enem 2025 recebeu mais de 4,8 milhões de inscrições, sendo que aproximadamente 70% dos candidatos compareceram às provas. Conforme o ministro Camilo Santana, cerca de 1.700 candidatos foram eliminados por motivos diversos.

O exame foi aplicado em 1.805 municípios, totalizando 11.791 locais e 164.906 salas de prova, em duas datas diferentes:

  • 1º dia (9 de novembro): Linguagens, Ciências Humanas e Redação;
  • 2º dia (16 de novembro): Matemática e Ciências da Natureza.

Mas atenção! Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante.

Gabaritos ENEM 2025

O gabarito do 1º dia foi publicado no dia 13 de novembro e pode ser consultado na seção "Provas e Gabaritos", no portal do Inep.

Já o gabarito do 2º dia de provas será divulgado a partir desta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, e também poderá ser consultado no site do Inep, na área "Provas e Gabaritos".

Os resultados finais serão publicados em janeiro de 2026.