O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após prorrogar as inscrições do Enem 2020 recebe até hoje os pagamentos da taxa de participação. O prazo de inscrição, previsto inicialmente para encerrar na sexta passada (22), foi prorrogado até 27 de maio pelo INEP. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram a inscrição e as vagas para o Enem Digital se esgotaram já no dia 15 de maio. Para os candidatos que não se encaixam nos critérios de isenção da taxa de inscrição o prazo de pagamento do boleto de R$ 85,00 deve ser feito até hoje, dia 28.

Nos últimos dias diversos candidatos relataram problemas durante a realização da inscrição, principalmente quando do envio (upload) da foto do candidato, o que motivou a prorrogação do prazo. O INEP reforçou nas redes sociais que o pagamento da taxa vence hoje. Veja:

Também nas redes sociais, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub confirmou a prorrogação das inscrições. "Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05", disse. Veja:

Após diversas manifestações de instituições de ensino, do poder legislativo e de estudantes, as provas do ENEM 2020 foram adiadas e ocorrerão de 30 a 60 dias após as datas previstas nos editais. O Enem 2020 estava inicialmente marcado para os dias 1º e 8 de novembro (prova impressa) e 22 e 29 de novembro (prova digital).

Para definir as novas datas de prova o Inep irá realizar uma enquete direcionada aos inscritos. A votação será realizada em junho, na Página do Participante. Até esta sexta-feira, mais de 5 milhões (5.151.868) já se inscreveram, 101.100 na nova versão digital, segundo o Inep.

A decisão pelo adiamento ocorreu antes que a Câmara dos Deputados votasse o projeto de lei (PL 2623/20), da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do coronavírus. Na terça-feira (19) o Senado já havia aprovado por 75 votos a 1 o projeto de lei da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) que prorroga automaticamente os prazos de provas como o Enem em caso de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional. Após o anúncio do MEC o PL 2623/20 foi retirado de pauta por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Candidatos encontram problemas para efetuar a inscrição

Nas redes sociais, candidatos reclamam da dificuldade de concluir a inscrição, na grande maioria, durante a inserção da foto, que é obrigatória.

Candidatos reclamam de problemas durante a inscrição no ENEM 2020
Candidatos reclamam de problemas durante a inscrição no ENEM 2020

Outros problemas encontrados pelos interessados envolvem travamento na tela durante as etapas, a não geração do boleto bancário para pagamento da taxa e a não confirmação da participação mesmo após pagamento da taxa já há vários dias.