O Banco Central liberou nesta segunda-feira (14) a nova consulta ao Sistema Valores a Receber (SVR). Após instabilidade quando lançada, agora a ferramenta que serve para averiguar se os brasileiros possuem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira suportou um grande número de acessos no primeiro dia. O Banco Central informou que brasileiros têm R$ 8 bilhões "esquecidos" em instituições financeiras que podem ser devolvidos a pessoas físicas ou jurídicas.

No decorrer do dia 14, mais de 37 milhões de pessoas já haviam feito a consulta no site. Os valores esquecidos podem ser provenientes de contas encerradas há algum tempo, consórcios "esquecidos", estorno de valores ou outros recursos que estão parados em bancos e sem movimentação.

A consulta deve ser feita apenas por meio do site: valoresareceber.bcb.gov.br por meio de CPF e data de nascimento para pessoas físicas; ou ainda por CNPJ e data de abertura, para empresas.

Calendário para retirada do dinheiro do BC

Num primeiro momento, a consulta irá apenas informar se a pessoa possui ou não algum valor a resgatar. Em caso afirmativo, ela receberá uma nova data pré-agendada para fazer então a consulta do valor a que tem direito que vai de 7 a 25 de março.

A transferência desses recursos para outras contas poderá ser feita por meio de PIX para uma conta com o mesmo CPF.

O acesso para retirada do valor deverá ser feita necessariamente com o login Gov.br, conta criada no site do Governo Federal. Por isso, os cidadãos que ainda não tem uma conta deverão criá-la.

Dinheiro a receber de bancos já pode ser consultado pelo Banco Central - Foto: Reprodução
Dinheiro a receber de bancos já pode ser consultado pelo Banco Central - Foto: Reprodução

Caso tenha valores a receber, você receberá data e período para solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Atenção: O agendamento será feito das 4h às 14h ou das 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, você deverá consultar novamente e receber uma nova data.

Caso você esqueça de acessar o site na data marcada, você terá que voltar no sábado da repescagem (acima). A repescagem vai das 4h às 24h.

Mas se você perder também o sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente somente a partir de 28/03/2022.

Como criar uma conta Gov

O BC mudou a forma de acesso à consulta que será apenas com o login Gov.br e o cidadão precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o SVR. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro em - https://sso.acesso.gov.br/ ou pelo App Gov.br para smartphones iOS e Android.

O tipo de login (prata ou ouro) também pode ser ajustado na plataforma. Todo o serviço é gratuito. A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha.

Mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate.

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  2. Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente;
  3. Se você perder sua data e período de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima.
  4. Se você também perder seu sábado de repescagem, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Ainda, fique atento para não cair em golpes:

  • O único site para consulta e solicitação desses valores é aqui (valoresareceber.bcb.gov.br).
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Isso é golpe!