Na última terça-feira, 7, ficou disponível à população a consulta ao Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) e para acessar as informações o usuário precisará ter uma conta no sistema Gov.br.

A ferramenta SVR mostra, por meio de relatórios, se o cidadão tem algum dinheiro a receber de alguma insitituição financeira. Entretanto, o grande número de acessos acabou tirando do ar o site do BC e por isso, o serviço pode estar suspenso temporariamente em alguns dias.

Para melhorar o atendimento às demandas da população, o BC lançou um site exclusivo, o valoresareceber.bcb.gov.br. É por meio dele que as consultas deverão ser feitas agora, mas é preciso atenção, pois será necessário ter uma conta nível ouro ou prata do Gov.br para acessar.

Então, confira abaixo como ter uma conta nesse sistema, quais são os níveis de contas disponíveis e como ter cada uma delas para poder acessar o SVR sem problemas.

Como criar conta no Gov.br?

Como o acesso será exclusivamente com o login Gov.br, todo cidadão interessado em consultar seus dados precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o SVR.

Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo App Gov.br (link iOS e link Android).

Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.

Como ter um login ouro ou prata?

A conta Gov.br possui três tipos de login, relacionados a três níveis de segurança e acesso. Você pode criar a conta em um dos níveis e depois alterá-la conforme a necessidade. O que muda é o passo a passo na hora de realizar ou aprimorar o cadastro.

Uma conta Ouro pede mais informações e validações cadastrais que uma Prata; já uma Prata mais que uma conta Bronze. Veja abaixo quais são os níveis:

Bronze:

  • Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
  • Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.

Prata:

  • Login único para um grande número de serviços digitais;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Ouro:

  • Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.

A conta Gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

Além de ser utilizada para acessar esse serviço do Banco Central, ela também pode ser utilizada para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.