Se você renovou sua Carteira Nacional de Trânsito após 2018, já pode emitir sua CNH digital. O documento pode ser emitido em todo o país por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Até o final de 2020, aproximadamente 10 milhões de brasileiros já contavam com a praticidade, segurança e economia que a versão digital oferece.

Mas uma das principais dúvidas das pessoas hoje ainda é: a CNH digital vale como documento oficial? Confira esta e demais informações sobre a nova CNH.

A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo que reúne os documentos digitais relacionados ao trânsito do cidadão brasileiro: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) Digital.

CNH Digital vale como documento oficial?

Sim. A CNH é válida em todo território nacional como documento original de identificação e pode ser apresentado em embarques aéreos domésticos e órgão públicos, por exemplo. Mas apesar da praticidade, é preciso ter atenção. A CNH Digital ainda é opcional para aqueles motoristas que têm interesse em ter o documento no aparelho celular ou tablet. Mas a carteira impressa continua sendo emitida normalmente nos padrões atuais, porém o condutor já pode dirigir apenas com a CNH Digital.

O condutor só precisa ficar atento para que o documento eletrônico, sua CNH digital esteja baixada no seu smartphone e ele esteja em funcionamento (não fique sem bateria), já que a fiscalização pode ser feita a qualquer momento. Se isso ocorrer, será considerado que o condutor não está portando a CNH, podendo, portanto, ser multado/autuado.

Como baixar a CNH digital

Veja um passo a passo para que você consiga acessar seu documento digital. Lembrando que apenas CNH's renovadas depois de 2018 possuem a funcionalidade. Se o seu documento atual é de antes de 2018, você só conseguirá ter sua CNH Digital quando for renová-lo.

  • 1º passo: Baixe o app da Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android, e tenha uma conta ou faça cadastro no gov.br (Conta de Acesso Único a serviços do Governo). É possível ainda criar sua conta pelo próprio aplicativo, preenchendo as informações pessoais.
  • 2º passo: Após ativar sua conta, você deverá escolher uma das três formas de validar seu cadastro: pelo celular, por meio do aplicativo; pelo Portal de Serviços do Denatran, por meio do certificado digital; ou presencialmente, em uma unidade do Detran próxima de sua região.
  • 3º passo: Feita a validação do cadastro, você já pode acessar seus dados da CNH Digital.

A CNH digital possui um QR Code e um código de segurança para garantir autenticidade, além de empregar assinatura digital com certificado do Detran, o que dá validade jurídica.

As formas que o cadastro pode ser feito (presencialmente, com certificado digital ou por biometria facial) também atestam a segurança do documento.