O INSS está sempre buscando melhorar seus serviços e facilitar a vida dos beneficiários. E dentre essas melhorias, está a possibilidade de bloquear ou desbloquear o seu benefício para empréstimo consignado. Com alguns cliques, você poderá ter mais segurança e tranquilidade financeira.

O INSS disponibiliza o serviço a aposentados e pensionistas. Dessa forma, não é possível fazer empréstimos consignados sem o aval do titular. Em suma, esse serviço é muito útil para quem quer evitar fraudes e golpes, bem como controlar melhor as suas finanças.

Abaixo, confira como você pode usar esse serviço e se prevenir.

Como usar o bloqueio ou desbloqueio do INSS?

Para utilizar este serviço, basta acessar o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS), e seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (Android | iOS);
  • Em seguida, clique em Novo Pedido;
  • Logo após, digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Depois, na lista, marque o nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Quem pode solicitar o bloqueio?

É importante lembrar que apenas o titular da aposentadoria ou pensão ou seu representante legal pode bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo. Se você é procurador, infelizmente não poderá solicitar este serviço.

Além disso, é necessário apresentar a documentação necessária, como a procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), o documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e o CPF do procurador ou representante.

Em quanto tempo o bloqueio é feito?

Depois de solicitar o bloqueio ou desbloqueio, o tempo médio para resposta é de cerca de 30 dias, de acordo com o INSS. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Em seguida, clique em Consultar Pedidos;
  • Logo após, encontre o processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em Detalhar.

Dicas importantes antes de contratar o empréstimo

Se você deseja contratar o empréstimo consignado do INSS, existem algumas precauções que você deve tomar. Antes de contratar o empréstimo, é importante seguir as recomendações do Banco Central e do INSS.

Por exemplo, não faça qualquer pagamento adiantado para obter o empréstimo. Além disso, pesquise e compare as taxas de juros e condições oferecidas por outros bancos. Paralelo a isso, veja se o Banco Central autorizou o funcionando do banco, e se tem convênio com sua fonte pagadora.

Outra dica importante, é nunca assinar um contrato ou uma proposta de contrato em branco. Também não aceite a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito.

Por fim, lembre-se de que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar sua renda pessoal e familiar futura, em razão do desconto mensal com o pagamento do empréstimo. Dessa forma, faça sempre um planejamento financeiro e evite contratar empréstimos desnecessários.