A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o meio para que as pessoas possam ter seu direito de dirigir pelas vias do país. Com isso, é preciso passar por todo processo de aulas teóricas, aulas práticas e ainda a prova de direção. Além disso, após passar em todas as etapas, o condutor precisa arcar com algumas responsabilidades, como a renovação de sua CNH de tempos em tempos.

Isso ocorre pois o documento possui um prazo de validade que faz com que o motorista precise comprovar que continua apto para conduzir os veículos. Desta forma, no momento que o documento vence, o cidadão deve imediatamente renová-la para continuar dirigindo sem nenhum eventual problema com os órgãos de trânsito.

A novidade, no entanto, está no processo para a renovação da CNH. Agora, é possível que o motorista realize as etapas de maneira online.

Como renovar a CNH pela internet?

Devido ao distanciamento social exigido durante o pico da pandemia, entre 2020 e 2021, muitos avanços tecnológicos começaram a surgir, entre elas estão os documentos digitais. Com isso, foi criado o modelo da CNH digital, disponível para download.

Além disso, os condutores brasileiros também podem contar com a renovação da CNH digital, porém, a modalidade fica disponível para aqueles que estão com sua CNH prestes a vencer, ou dentro do período de 30 dias após o vencimento.

Outra questão a ser dita é que esta ferramenta só está disponível para aqueles que não pretendem fazer alterações em seu documento, a não ser a alteração para a realização de atividades remuneradas, como motoristas de aplicativos, por exemplo.

Passo a passo para renovar a CNH pela internet

A renovação da CNH é feita pelo portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado. Com isso, é exigido alguns requisitos básicos para a renovação. como:

  • Possuir habilitação em estado completamente regular;
  • Não estar com qualquer processo em andamento.

Assim, aqueles que se enquadram nos requisitos, deverão acessar o site do Detran e solicitar o processo, inserindo seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica). No entanto, o segundo passo é feito de forma presencial para a realização dos exames médicos necessários.

Para os condutores que estejam renovando sua CNH nas categorias C, D ou E, também é preciso realizar o exame toxicológico. Nas outras categorias, só é exigido o exame médico. Vale ressaltar que o teste toxicológico é feito antes do exame médico, com um intervalo de 90 dias entre eles.

Outra questão é que aqueles que exercem atividade remunerada voltada ao transporte de bens e/ou de pessoas, também devem passar pela avaliação psicológica.

A versão digital do documento fica disponível em 3 dias após a solicitação. Já a versão física, pode demorar até 14 dias para chegar. O custo das taxas do Detran para a renovação da CNH pode variar conforme o estado, mas geralmente giram em torno de R$ 120.

Mudanças na Carteira de Habilitação

Nos últimos tempos, o documento da CNH vem sofrendo algumas alterações. Dentre elas estão a autenticação do documento por QR Code, a biometria obrigatória, identificação de doação de órgãos, padrão internacional com o código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes), grupo sanguíneo e fator RH no documento, além da Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Isso ocorre para que os órgãos competentes tenham mais segurança em relação ao documento. A nova versão tem a predominância das cores verde e amarela e uma tabela para identificação da categoria do veículo.