Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o governo anunciou um projeto inovador que visa bloquear celulares roubados ou furtados em todo o país. Sob o nome "Celular Seguro", o serviço promete uma solução ágil, permitindo que a vítima bloqueie não apenas o aparelho, mas também a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outras entidades privadas (veja lista abaixo).

A ação conjunta visa proporcionar maior segurança aos cidadão. Ricardo Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou, por meio de sua conta no X (ex-Twitter), que o projeto já está alinhado com a Febraban e a Anatel, enfocando o bloqueio dos aparelhos roubados (IMEI) e do acesso aos serviços bancários. Ele adiantou que, nas próximas semanas, a expansão do projeto incluirá o bloqueio de linhas/SMS e outros aplicativos, tudo com a praticidade de um único clique.

Como vai funcionar?

A partir de agora, os usuários terão à disposição a ferramenta "Celular Seguro" tanto na internet quanto por meio de aplicativos para Android e iOS.

O processo de registro será simplificado, utilizando a mesma conta do gov.br. Além disso, cada pessoa cadastrada no serviço terá a capacidade de indicar contatos de confiança, autorizando-os a efetuar bloqueios na linha telefônica em caso de roubo ou furto do celular.

Como usar o Celular Seguro no navegador

Para acessar o Celular Seguro, é preciso visitar o site e, em seguida, clicar em "Login com gov.br" para inserir login e senha - veja como funciona o gov.br. A página permite cadastrar telefones, pessoas de confiança e ocorrências.

Para cadastrar um celular:

  1. Na tela inicial, clique em "Registrar Telefone";
  2. Selecione a opção "Cadastrar Telefone";
  3. Insira dados sobre o aparelho, como marca, modelo, número e operadora;
  4. Clique em "Cadastrar".

Para cadastrar um contato:

  1. Clique em "Pessoas de confiança";
  2. Selecione "Cadastrar Contato";
  3. Insira dados da pessoa (nome, CPF, telefone e e-mail);
  4. Clique em "Cadastrar".

Para notificar roubo, furto ou perda:

  1. Clique em "Registrar Ocorrência";
  2. Selecione "Meus Telefones", para ocorrências relacionadas aos que você cadastrou, ou "Telefones de Confiança", para os de seus amigos;
  3. Clique em "Alerta";
  4. Informe dados sobre a ocorrência (data, hora, tipo, estado e cidade);
  5. Clique em "Emitir".


Como usar o Celular Seguro no celular

O Celular Seguro também deverá ganhar aplicativos para Android e iPhone (iOS). A previsão é de que eles sejam lançados na quarta-feira (20), mas o governo federal informou que ela será parecida com a versão para navegadores. Veja abaixo.

  1. Baixe o app pela Google Play ou App Store
  2. Para usar é preciso ser cadastrado no gov.br; depois, aceitar os termos de uso do app
  3. Registre o número do seu celular; pode ser mais de um, desde que ligado ao seu CPF
  4. É opcional cadastrar uma pessoa para fazer a denúncia em seu lugar; ela precisa ter cadastro no gov.br e baixar o app
  5. Em caso de roubo/furto/perda, você ou a pessoa de confiança criam uma ocorrência
  6. O app notificará a Anatel e os bancos parceiros e vai gerar um número de protocolo
  7. Mesmo após avisar no app, registre boletim de ocorrência

Veja os participantes do "Celular Seguro"

Empresa/Instituição O que vai fazer?
Ministério da Justiça e Segurança Pública Coleta de informações pertinentes ao aplicativo e comunicação aos participantes quando solicitado pelo usuário.
Anatel Coordenação das operadoras de telefonia e ABR
Febraban Coordenação das instituições financeiras
ABR Telecom Recebimento e validação das informações de pedido de bloqueio de terminais telefônicos móveis para envio às prestadoras participantes (Algar Telecom, Claro, Sercomtel, Telefônica, Tim, Datora Telecom, Emnify Brasil e Surf Telecom) do serviço CEMI- Segurança Pública.
Banco Pan O cliente passará pelo processo de validação de vida (liveness) para redefinir o acesso ao aplicativo.
Banco Inter O cliente passará pelo processo de validação de vida (liveness) para redefinir a senha. Preventivamente, os serviços nas carteiras digitais (Google Pay e Apple Pay) também serão bloqueados. O tempo máximo para suspensão temporária dos serviços bancários realizados remotamente será concluído no prazo de até 30 (trinta) minutos após a comunicação.
Sicoob Bloqueio do dispositivo no Sicoob para realizar transações no Sicoob em até 10 minutos.
Caixa Suspensão temporária dos serviços bancários executados de forma remota em até 30 minutos
Banco BTG Pactual O cliente passará pelo processo de validação de vida (liveness) para redefinir a senha. Preventivamente, os serviços nas carteiras digitais (Google Pay e Apple Pay) também serão bloqueados em até 10 minutos após a comunicação da ocorrência.
XP Investimentos Bloqueio imediato de contas e cartões em todas as marcas do grupo XPInc, seguido do envio da comunicação para o cliente por e-mail sobre os bloqueios realizados e que a origem foi devida ação realizada no APP Celular Seguro - MJSP;
Santander Bloqueio imediato de acesso ao app do banco
Banco Safra Suspensão temporária aos acessos dos canais digitais, no prazo de até 10 minutos, após a comunicação.
Banco do Brasil Bloqueio do canal Mobile em até 30 minutos após o recebimento da informação. Para realizar o desbloqueio será necessário o cliente entrar em contato com BB.
Itaú-Unibanco Bloqueio de acesso ao APP e bloqueio da carteira digital em até 10 minutos
Banco Cooperativo Sicredi Suspensão temporária dos serviços bancários realizados remotamente e concluída no prazo de 30 minutos após a comunicação.
Bradesco Suspensão temporária dos serviços bancários realizados remotamente, concluída no prazo de 30 minutos após a comunicação.
Fonte: Infomoney