Começam nesta terça-feira de 24 de maio as inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022). O INEP já divulgou o edital da nova edição e vai aplicar as provas no dia 28 de agosto deste ano em todos os estados.

O ENCCEJA é para jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Quem conseguir a aprovação na prova que ocorre somente em um dia (domingo) poderá pedir então o certificado de conclusão desses níveis de escolaridade.

O único requisito é ter acima de 15 anos para tentar o certificado do ensino fundamental; ou acima de 18 anos para pleitear o diploma de nível médio.

Como fazer a inscrição no Encceja

Para acessar o formulário de inscrição, o candidato precisará ter uma conta no sistema Gov.br. As inscrições vão de 24 de maio até 23h59min de 04 de junho de 2022 por meio do site do Encceja Nacional.

Ainda, no ato da inscrição, o candidato poderá optar por apenas uma ou mais áreas de conhecimento, caso já tenha sido aprovado em determinadas áreas nas edições anteriores do Exame.

Quando da inscrição, o candidato deve escolher o município de aplicação das provas, previstas para 28 de agosto, que serão realizadas nas cidades listadas pelo Inep no site do exame.

O exame terá 4 provas com 30 questões cada, além de uma redação. Para o ensino fundamental serão:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
  • Prova IV: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Para nível médio a prova terá:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química, Física e Biologia;
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias - História, Geografia, Filosofia e Sociologia

As provas terão 4 horas de duração no turno da manhã, das 9h às 13h (provas I e II); e 5 horas no turno da tarde (provas III e IV), aplicadas das 15h30 às 20h30. Será obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas, segundo o edital.

Como criar conta no Gov.br?

Como o acesso será exclusivamente com o login Gov.br, todo cidadão interessado em participar do Encceja precisará criar um login no sistema a partir de seus dados pessoais.

Se o cidadão ainda não possui login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito na página Gov.Br ou pelo App Gov.br, disponível para celulares com sistema iOS para iPhone ou Android.

Ao acessar a página/aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns dados e criar uma senha de acesso, de forma gratuita.

A conta Gov.br possui três tipos de login, relacionados a três níveis de segurança e acesso. Você pode criar a conta em um dos níveis e depois alterá-la conforme a necessidade. O que muda é o passo a passo na hora de realizar ou aprimorar o cadastro.

Uma conta Ouro pede mais informações e validações cadastrais que uma Prata; já uma Prata mais que uma conta Bronze. Veja abaixo quais são os níveis:

Bronze:

  • Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
  • Acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.

Prata:

  • Login único para um grande número de serviços digitais;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Ouro:

  • Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
  • Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
  • Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.

A inscrição no Encceja exigirá apenas uma conta Gov.br nível bronze. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.

Além disso, a conta Gov dá acesso ainda a serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros. Veja mais do Encceja: