Atenção motoristas gaúchos! Começou na última segunda-feira (24/4), o cronograma de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O prazo de pagamento segue um calendário de acordo com o último número da placa do veículo.

Na última segunda-feira (24), ocorreu o fim do prazo para o pagamento do imposto de veículos com finais de placa 1 e 2. Já nesta terça-feira (25), termina o prazo para o pagamento de veículos com finais de placa 3 e 4.

O vencimento dos números finais de placa ocorre ao longo da semana, encerrando-se na sexta-feira (28/4), data em que vencem as placas de final "9" e "0". Portanto, é necessário realizar o pagamento dentro do prazo estipulado para evitar multas e juros, além de poder ter o veículo apreendido ao ser abordado pela fiscalização. Abaixo, confira o calendário completo, e saiba como consultar o valor do imposto a pagar.

Qual é o calendário de pagamento do IPVA 2023 no RS?

Abaixo, confira o prazo final para realizar o pagamento do imposto, a partir do número final da placa do veículo:

NÚMERO FINAL DA PLACA PRAZO PARA PAGAR O IPVA
1 Segunda-Feira, 24 de abril
2 Segunda-Feira, 24 de abril
3 Terça-Feira, 25 de abril
4 Terça-Feira, 25 de abril
5 Quarta-Feira, 26 de abril
6 Quarta-Feira, 26 de abril
7 Quinta-Feira, 27 de abril
8 Quinta-Feira, 27 de abril
9 Sexta-Feira, 28 de abril
0 Sexta-Feira, 28 de abril

O IPVA 2023 tem desconto?

Sim. Até o prazo de vencimento do IPVA, os proprietários de veículos podem aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, que podem chegar a 20% do valor do imposto.

  • O benefício Bom Motorista concede redução de até 15% do tributo para motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos três anos.
  • O programa Bom Cidadão oferece 5% de desconto para aqueles que possuem no mínimo 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

Caso o pagamento do IPVA seja realizado com atraso, haverá uma multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais juros. Após mais de dois meses de inadimplência, há a possibilidade de inscrição em Dívida Ativa.

Além disso, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, guincho e depósito do Detran/RS, caso seja flagrado em circulação.

Aqueles que optaram pelo parcelamento do imposto em seis vezes, desde janeiro, ainda têm o calendário de parcelas aberto até junho.

Como consultar o valor a pagar?

Para fazer a consulta do valor a pagar, é necessário ter em mãos o código Renavan e a placa do carro. Tendo os dados, é necessário acessar o site da Fazenda/RS.

Feito isso, basta preencher os dados de placa do veículo e código Renavam. Logo após, o sistema vai apresentar o valor a pagar do IPVA, bem como da taxa de licenciamento, e eventuais multas de trânsito.

61% dos gaúchos pagaram o imposto até o final de março

Segundo informações preliminares divulgadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), até o final de março deste ano, 61,6% dos motoristas do Rio Grande do Sul já haviam quitado ou pago a terceira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Durante o mês passado, mais de 280 mil contribuintes optaram pela antecipação do pagamento e aproveitaram o desconto mínimo de 3%. A arrecadação, por sua vez, atingiu R$ 2,9 bilhões, o que representa 61% da expectativa de recolhimento da frota tributável do estado.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento nominal de R$ 486 milhões na arrecadação. Quanto à quantidade de veículos em situação regular, houve um acréscimo de 5%.