Termina na próxima quarta-feira, 31, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Neste ano, os contribuintes terão de 15 de março a 31 de maio para informar os ganhos e gastos do ano-calendário 2022.

Entretanto, não adianta apenas preencher a declaração: é necessário comprovar, e para isso, é necessário apresentar o informe de rendimentos do INSS. A partir disso, a Receita Federal rastreia o consumo do cidadão e os seus gastos no ano. Tendo a declaração do contribuinte, é que a Receita calcula o total do imposto a pagar referente ao ano anterior.

Para comprovar as informações, é necessário anexar comprovantes de pagamento, informe de rendimentos, extratos bancários, entre outros dados. Diante da importância disso, vamos te mostrar abaixo, como você pode conseguir o informe de rendimentos do INSS. Dessa forma, você não passa sufoco na hora de fazer a declaração.

Quais informes de rendimento apresentar no IR 2023

Em suma, o informe de rendimentos é o responsável por comprovar quais foram os gastos do contribuinte referente ao ano anterior. O documento é extremamente importante para o funcionamento da declaração do IRPF 2023. Por isso, os contribuintes já podem se organizar para reunir a documentação.

Há muitos modelos de informes de rendimentos. Os mais comuns são enviados via:

  • Corretoras de investimentos;
  • Empresas;
  • Bancos;
  • Empregador;
  • INSS.

Como os informes comprovam quais foram os ganhos do contribuinte, os valores precisam ter sido informados no IRPF 2023. Já no caso dos gastos que podem ser usados como dedução, é necessário apresentar outros documentos.

Para as deduções, o contribuinte pode apresentar os comprovantes de pagamento em consultas médicas, hospitais, mensalidade da escola ou faculdade dos dependentes, entre outros. Sendo assim, é fundamental sempre conseguir a nota fiscal do serviço.

Quais os benefícios do INSS que você precisa declarar no IRPF?

Todo cidadão que teve rendimento tributável acima de R$ 28.559,70 no ano passado, precisa fazer a declaração do IRPF. E nesse caso, os benefícios do INSS se enquadram como tributáveis.

Ou seja, se a soma dos pagamentos feitos pela Previdência Social em 2022 foram maiores ao valor mencionado, é necessário declaração os mesmos.

Conforme a Lei nº 8.213/91 (Lei de Benefícios), se passar do teto limite, você precisa declarar no IRPF:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

Como emitir o informe de rendimentos do INSS?

Em suma, você não precisa ir até uma agência do INSS para emitir o informe de rendimentos. Nem mesmo, precisa ir a um banco ou corretora para pedir o documento. Você pode gerar o arquivo no formato PDF, o que facilita o anexo na declaração do IRPF 2023, sistema que também é online.

O informe é como um extrato, que contem os valores recebidos mensalmente no último ano, incluindo a data de liberação e fim da concessão para aqueles pagamentos temporários.

Você pode fazer a emissão usando o aplicativo Meu INSS, ou ainda, através do site do Meu INSS. Abaixo, confira como fazer o processo via app:

  1. Abra o aplicativo Meu INSS, ou baixe o mesmo (Android | iOS);
  2. Em seguida, realize o login no app;
  3. Logo após, no menu de Serviços, selecione Extratos, certidões e declarações;
  4. Feito isso, escolha a opção Extrato de Imposto de Renda;
  5. Depois, insira o ano de rendimento que você deseja emitir o documento, (por exemplo, no caso do IRPF 2023, você deve emitir o documento de 2022);
  6. Por fim, toque no documento e selecione Baixar.

Site Meu INSS fora do ar

Agora, na reta final para entrega da declaração, os cidadãos estão enfrentando dificuldades para ter acesso ao informe de rendimentos para finalizar a declaração do IR 2023. Isso porque no domingo, 21 de maio, o site Meu INSS ficou fora do ar impedindo o acesso a diversos serviços digitais.

O aplicativo, que também oferece a possibilidade de baixar o documento, também apresentou instabilidade até a segunda-feira, 22/05. Além dos contribuintes, foram prejudicados com a queda do sistema do INSS os aposentados e pensionistas que aguardavam para consultar o valor do décimo terceiro salário que começa a ser pago no dia 25 de maio.

Com as duas plataformas digitais fora do ar, os beneficiários que precisam ter acesso urgente ao documento devem procurar atendimento em uma agência do INSS. Outra forma de conseguir informações é ligando para a Central de Atendimento do INSS no telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).