A Polícia Federal, juntamente com o Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas (TCU) segue atuando contra as fraudes no Auxílio Emergencial.

Nesta quinta-feira (22), cerca de 120 agentes da PF cumpriram 29 mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Sequestro de Bens em 6 estados. As ações ocorreram nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.

As operações realizadas até o momento resultaram na expedição de mais de 440 Mandados de Busca e Apreensão e 50 de Prisão. "Os números confirmam a eficiência do trabalho que estamos realizando para investigar quem se aproveitou de um momento de calamidade para desviar recursos públicos. Estamos mostrando que não vamos deixar ninguém impune e, agora, essas pessoas responderão na Justiça pelos seus atos", ressaltou João Roma, ministro da Cidadania.

Animus Fraudandi

A operação vem da expressão latina que significa intenção de fraudar. Além dos mandados de Busca e Apreensão e de Sequestro de Bens, R$ 60 mil foram bloqueados por determinação judicial.

A Estratégia foi constituída para integrar os trabalhos dos órgãos e instituições da Justiça, além daqueles envolvidos na operação de pagamento e concessão do Auxílio Emergencial, para combater com mais eficiência as fraudes no sistema.

A Polícia Federal tem uma unidade especializada no assunto, que recebe dados dos demais integrantes da estratégia e identifica a atuação de grupos criminosos. Renda, patrimônio pessoal, participação em empresas e indicadores de irregularidades sistêmicas são considerados na análise.

* Com informações da Polícia Federal