Brasileiros já podem acessar de forma rápida e segura pela internet relatórios contendo todas as informações sobre seus relacionamentos com instituições financeiras, suas operações de crédito e de câmbio, bem como suas chaves PIX, e tudo isso em um só lugar. Agora, saiba que isso já é possível, por meio do Registrato do Banco Central (BC).

Lançada em março de 2021, o BC foi aprimorando a ferramenta e ampliando os serviços disponíveis por meio dela. Recentemente, por exemplo, ela está sendo muito procurada porque o BC lançou o Sistema Valores a Receber (SVR), por meio do qual a população pode verificar se tem dinheiro para receber de bancos ou instituições financeiras.

No entanto, o BC voltou atrás e informou que o Registrato não servirá para acessar os valores a receber, que agora terão um site específico para esse fim - https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Por isso, essa é uma ferramenta que você precisa conhecer. Veja abaixo todas as informações sobre ela.

O que é o Registrato?

Basicamente, o Registrato é um sistema onde você pode consultar informações sobre toda a sua vida financeira. Isso acontece por meio de relatórios que tem como base informações enviadas pelas instituições financeiras ao Banco Central.

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, que possua um CPF pode utilizar o serviço. E o melhor, o acesso é de graça.

Quais informações posso consultar no Registrato

As informações que podem ser acessadas por meio da ferramenta são as seguintes:

  1. Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.
  2. Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  3. Relação dos seus cheques que foram devolvidos.
  4. Consulta a suas dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal.
  5. Suas chaves Pix cadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  6. Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que você realizou.
  7. Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de inexistência de contas em bancos.

Como fazer cadastro e login

Para acessar os dados, o primeiro passo é ter um cadastro no Registrato. O principal documento solicitado é o CPF da pessoa que quer acessar os dados. As formas de se cadastrar e acessar são as seguintes:

  • Pelo celular: Acessando o aplicativo do seu banco, procurando a opção Registrato, você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central e então é só acessá-lo.

Esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

Pelo Internet Banking

Obtenha uma frase de segurança na página do Banco Central (acesse https://credenciamento.bcb.gov.br/via-bcb/0 e preencha seus dados para obter a frase), em seguida acesse o Internet Banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato para validar a frase de segurança, então conclua o credenciamento na página do Banco Central para a qual você será direcionado. Então é só acessar o registro.

Com certificado digital (e-CPF A1 ou A3):

Pelo seu computador, acessando o site do Banco Central, utilize o e-CPF para obter uma senha de acesso. Em seguida é só acessar o registro.

O que é o e-CPF? É uma Identidade Digital destinada a pessoas físicas, o seu CPF em versão digital, que te identifica no meio eletrônico e permite realizar diversos serviços. Para obter um e-CPF é necessário acessar o site da Receita Federal, no endereço servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp e preencher o formulário com suas informações. Para a emissão do e-CPF são cobradas algumas taxas que variam de acordo com o tipo de documento (se A1 ou A3).

Com o login Gov.br

Se o usuário já tiver um cadastro no Sistema Gov.br, ele poderá utilizar esse login para acessar o Registrato sem ter que, necessariamente, criar um novo cadastro para o Registrato.

Porém, o BC alerta que o acesso ao Registrato com o cadastro Gov.br só está liberado para aqueles que tenham o nível prata ou ouro nesse sistema.

Pelo 'Minha Vida Financeira':

Outra forma ainda é pela seção "Minha Vida Financeira" do site do Banco Central. A partir dela o cidadão tem acesso à lista dos relatórios disponíveis e ao botão "Acesse o Registrato gratuitamente", bem no totpo do página.

Clicando nele, o usuário será redirecionado para uma página do Registrato onde poderá fazer o login (caso já tenha) ou criar um novo.

Página Minha vida financeira do Banco Central. Créditos: Reprodução/Banco Central
Página "Minha vida financeira" do Banco Central. Créditos: Reprodução/Banco Central

O Banco Central ressalta que os relatórios fornecidos por meio do Registrato contêm informações de caráter pessoal e sigiloso e que por isso, cabe ao cidadão observar os devidos cuidados na apresentação dessas informações a terceiros.

Veja abaixo, com mais detalhes, como acessar o Registrato por meio dos app de alguns bancos.

Registrato pelo app do Banco do Brasil

O passo a passo para acessar as informações do Registrato pelo app do Banco do Brasil é o seguinte:

  • Menu > Serviços > Registrato
Créditos: Reprodução/BB
Créditos: Reprodução/BB

Registrato pelo app da Caixa

Já o passo a passo para acessar pelo app da Caixa é:

  • Meus dados e limites > Registrato Banco Central
Créditos: Reprodução/Caixa
Créditos: Reprodução/Caixa

Registrato pelo app do Itaú

E o passo a passo para acessar o Registrato pelo app do Itaú é o seguinte:

  • Serviços > Registrato Banco Central
Créditos: Reprodução/Itaú
Créditos: Reprodução/Itaú

Como consultar valores a receber?

Uma das ferramentas mais buscadas pela população nos últimos dias vem sendo a "Valores a Receber", que foi lançada no dia 24 de janeiro. E a forma mais fácil e simples de o cidadão consultar se ele tem algo para receber é por meio da seção "Minha Vida Financeira" citada acima.

Entrando nessa página, o usuário deve entrar em "Valores a Receber". O próximo passo é clicar no ítem "Consulta ao Relatório Valores a Receber" e em "Iniciar Consulta". Nesse ponto o usuário precisará informar o CPF (ou criar um cadastro no registrato caso ainda não tenha). Depois da verificação digital o sistema irá apontar se há valores disponíveis ou não.

MAS ATENÇÃO: com a suspensão temporária do sistema, ao acessar o "Minha Vida Financeira" nesse momento, não aparecerá a opção "Valores a Receber". O Banco Central comunicou nessa quinta-feira, 27 de janeiro, que a função deverá ser retomada no dia 14 de fevereiro.

Como resgatar os valores?

O resgate dos valores, se eles estiverem disponíveis, poderá ser feito de duas formas:

  • no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato;
  • nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição.

E se encontrar informações incorretas?

Caso você constate ou suspeite de informações incorretas, será necessário entrar em contato com a instituição financeira prestadora da informação objeto do questionamento.

Entretanto, o Banco Central alerta que é preciso levar em consideração que as informações disponibilizadas no relatório não são atualizadas em tempo real, ou seja, há uma defasagem entre envio dessas informações pelas instituições financeiras e a apresentação delas por meio dos relatórios do Registrato.

Dessa forma, as informações podem estar apenas desatualizadas. Ainda assim, se sentir necessidade, o cliente deve entrar em contato com o banco.

Para que servem essas informações?

As informações do relatório servem para identificar de forma consolidada as informações de todos os relacionamentos que o cidadão possui com diferentes instituições financeiras.

Além disso, por estar concentrado em um único lugar, esses dados podem facilitar a vida do usuário que tem dúvidas a respeito de sua vida financeira ou que deseja ter um controle maior sobre ela. Veja abaixo o vídeo do Banco Central sobre o lançamento do Registrato:

Vídeo incorporado do YouTube