O Banco Central vem alertando a população quanto ao aumento do número de golpes que estão acontecendo envolvendo o PIX. A grande facilidade e rapidez em transferir valores fizeram do Pix uma 'revolução' no mercado financeiro. No entanto, a mesma facilidade vem aumentando o número de fraudes e um novo golpe frequente tem sido alertado por autoridades.

O novo golpe do Pix Agendado envolve uma nova função - o agendamento do PIX. Alguns bancos não permitem essa função, pois alegam que e a essência do PIX é a transferência imediata e não haveria necessidade de liberar um agendamento na função. No entanto, outras instituições oferecem o serviço e deixam o cliente agendar um PIX para uma data futura.

E o pior ainda pode estar por vir: a partir de 1º de setembro o Banco Central vai tornar obrigatório esse serviço e todos os bancos devem oferecer a opção aos clientes. O objetivo é permitir que todos possam agendar um PIX para uma data futura.

Golpe do PIX Agendado; como ele acontece?

O falsário, alguém fora do seu ramo de amigos e conhecidos, entra em contato com você informando que fez um PIX de forma errada para sua conta e pede então a devolução desse valor. Ele utiliza de artimanhas muito bem pensadas mostrando a real necessidade daquele valor e comove a vítima.

Para comprovar o ato, o golpista mostra o extrato da transferência realizada (na verdade agendada), onde algumas pessoas de boa fé então fazem uma transferência de volta de imediato, sem pensar, para o criminoso.

Após receber a transferência da vítima, o criminoso então cancela o agendamento do PIX e fica com o dinheiro da vítima.

Existe PIX agendado? Como me proteger do golpe

O Banco Central recomenda sempre duvidar de alguém estranho pedindo devolução de valores. Além disso, conferir se realmente o depósito foi feito de forma errada em sua conta antes de devolver qualquer valor que porventura possa ter caído em sua conta por erro na transferência da pessoa do outro lado.

Se você descobrir que é um lançamento futuro (PIX agendado) alerte seu banco sobre o golpista e NÃO transfira. Você pode também informar a outra pessoa na troca de mensagens que ela pode cancelar o PIX agendado que fez para você.

Salve a conversa e encaminhe as informações sobre o golpista, como print do comprovante do Pix Agendado ou o número do telefone do falsário e procure a Polícia. Faça um Boletim de Ocorrência e expliquei o caso.

O PIX é seguro?

Segundo o Banco Central o Pix é sim seguro e envolve medidas de segurança de autenticação e criptografia usadas em outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs. Ainda assim, os golpes não são causados por essas falhas, mas sim por ingenuidade das pessoas, que transferem os valores para falsários ou efetuam pagamentos indevidos.

O BC garante que o PIX é tão seguro quanto uma transferência TED ou DOC.

Como devolver um PIX?

O Banco Central aprovou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que entra em operação no dia 16 de novembro de 2021. Com isso, haverá devolução de valores nos casos em que exista fundada suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas dos bancos.

A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador.

Esse mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade dos usuários reaverem os valores nos casos de fraude. A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se desse mecanismo deverá notificar o usuário e mostrar a transação no extrato das movimentações.

Cuidado com links pelo whatsapp

O BC reitera que o acesso ao Pix deve ser feito exclusivamente pelos canais de atendimento do seu banco (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos) ou ainda nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo.

O Pix é um meio de pagamento disponibilizado pelas instituições bancárias. Para evitar golpes, tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo seu banco ou instituição pelo link correto. Não acesse links de sites falsos ou enviados para você por meio do Whatsapp, caso você desconheça a fonte.