Com provas marcadas para o dia 17 de dezembro, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul divulgaram o edital de homologação das inscrições no concurso que tem 4.550 vagas para ingresso nas funções de Praça de Polícia Ostensiva da Brigada e Praça Bombeiro Militar - Soldado de 1ª Classe. As funções exigem escolaridade média e oferecem remuneração inicial de R$ 3.760,54.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial do estado desta terça-feira, 28, foram 35.595 inscritos para soldado da Brigada Militar-RS e outros 6.936 para o cargo de Soldado Bombeiro Militar - veja a partir da página 151.

As provas ocorrerão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, e terão 50 questões sobre os seguintes conteúdos:

- Língua Portuguesa - 10 questões
- Matemática - 10 questões
- Direitos Humanos e Cidadania - 5 questões
- Legislação Específica - 10 questões
- Conhecimentos gerais - 10 questões
- Informática - 5 questões

A avaliação da prova será feira na escala de zero a 100, com 50 pontos sem zerar nenhuma área de conhecimento como requisito mínimo para aprovação. O resultado da etapa está previsto para sair em 17 de janeiro de 2018.

Os aprovados serão convocados para exames de saúde, exame de capacitação física e exame psicológico composto por duas etapas obrigatórias, sendo testagem coletiva e entrevista individual.

Os candidatos devem comprovar no ato da posse ter escolaridade média, idade entre 18 e 25 anos (até o fim das inscrições na seleção), estatura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,65m para homens, carteira de habilitação de categoria mínima "B" e postura ilibada. São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de Soldado de 1ª Classe executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, essa função soma 4.100 vagas. Já para Bombeiro Militar na graduação de Soldado de 1ª Classe (450 vagas), o profissional irá executar atividades de prevenção e combate a incêndios de busca e salvamento e defesa civil.

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC é a coordenadora do certame que reserva ainda 16% das vagas aos candidatos negros e pardos.

A validade do concurso será de 2 anos, podendo ser renovado por igual prazo, período onde ocorrerão as nomeações dos aprovados - veja o edital de abertura do concurso.