A Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM) divulgou no Diário Oficial do Estado de 15 de junho, o edital de normas para realização de um novo processo seletivo que visa preencher 800 vagas no cargo de Soldado Temporário. Destas, 16% ficam reservadas para pessoas negras ou pardas; já pessoas com deficiência não terão reserva de vagas, tendo em vista a natureza do cargo.
Por meio do Diário Oficial de 18 de junho, saiu uma retificação que fixa os critérios de desempate das provas - veja a retificação.
Para disputar as vagas, os candidatos devem ter concluído o serviço militar obrigatório das Forças Armadas, até cinco anos antes da data de inscrição na seleção; ter concluído o ensino fundamental; possuir ilibada conduta pública e privada; e ter certificado de reservista de 1ª ou 2ª categoria ou Certificado de Situação Militar.
A inclusão dos novos soldados se dará pelo prazo de 2 anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, por igual período.
Durante a realização do curso de habilitação PM Temporário, o candidato receberá um salário mínimo regional. Após a finalização do Curso, passará a receber:
- No primeiro ano, 75% do vencimento bruto inicial do Soldado de Carreira (R$ 2.820,40);
- No segundo, terceiro e quarto anos, 80% do vencimento bruto inicial do Soldado de Carreira (R$ 3.008,43).
Inscrições
As inscrições na seleção deverão ser efetuadas somente pela Internet, no período de 15 a 18 de junho de 2018, no site da Brigada Militar RS: www.brigadamilitar.rs.gov.br.
A seleção terá três fases, sendo: Prova Objetiva, Exame de Saúde e Exame de Aptidão Física. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no município de Porto Alegre no dia 21 de junho, nos locais ainda a serem divulgados pela Brigada e contará com 50 questões de língua portuguesa (20), matemática (10), história (10) e legislação (10). Os gabaritos preliminares sairão no dia 22 de junho.
O Exame de Saúde ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2018 e o Exame de Aptidão Física está previsto já para os dias 28 e 29 de junho. O resultado final da fase inicial será divulgado no dia 02 de julho de 2018.
O curso de formação dos soldados terá duração de 400 horas/aula e será de caráter eliminatório. Os candidatos selecionados e incluídos como Soldado PM Temporário vinculam-se, obrigatoriamente, ao Regime Geral da Previdência Social, sujeitando-se, no que couber, às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar.
veja o edital do Processo Seletivo da Brigada Militar-RS 2018 para Soldado Temporário
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: