A Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul divulgou o edital de abertura do seu novo concurso público (concurso AL-RS 2018). A Fundatec foi escolhida por meio de contrato assinado no dia 20 de dezembro e aplicará as avaliações.

O órgão promove um novo certame para ingresso em carreiras de nível médio e superior. São 51 vagas, sendo 41 vagas em funções de nível médio e 10 para cargos de nível superior. As oportunidades são para os cargos de:

- Técnico Legislativo - 35 vagas - nível médio
- Agente Legislativo - 6 vagas - nível médio e CNH categoria B
- Analista Legislativo - Procurador - 1 vaga - nível superior em Direito e inscrição na OAB
- Analista Legislativo - Tecnologia de Informação - 1 vaga - nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de dados
- Analista Legislativo - Administrador - 2 vagas - nível superior em Administração
- Analista Legislativo - Contador - 3 vagas - nível superior em Ciências Contábeis
- Analista Legislativo - Arquiteto - 1 vaga - nível superior em Arquitetura
- Analista Legislativo - Engenheiro Elétrico - 1 vaga - nível superior em Engenharia Elétrica
- Analista Legislativo - Engenheiro Mecânico - 1 vaga - nível superior em Engenharia Mecânica

Os salários iniciais são de R$ 6.325,61 para Técnico e Agente Legislativo, de R$ 9.893,90 para Analista Legislativo e de R$ 23.084,61 para Procurador.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de fevereiro de 2018, pela internet, no endereço eletrônico - www.fundatec.org.br. A taxa de inscrição será de R$ 100,00 para Técnico Legislativo, R$ 120,00 para Agente Legislativo, R$ 150,00 para Analistas e de R$ 250,00 para Procurador.

A seleção terá prova objetiva e discursiva/redação para todos os cargos, além de avaliação de títulos para os cargos de nível superior e teste de aptidão física e avaliação psicológica para o cargo de Agente Legislativo.

A prova objetiva versará sobre conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, legislação, conhecimentos específicos, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e legislação específica, administração financeira e orçamentária, administração geral e administração pública, entre outras disciplinas. As provas serão realizadas no dia 08 de abril em Porto Alegre, nos locais e horários que serão informados no dia 23 de abril.

O concurso público tem prazo de validade de um ano, contado da publicação da respectiva homologação, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério da Assembleia Legislativa do Estado do RS.

Veja o edital do concurso AL-RS

Dados de setembro de 2017 informam que o quadro de pessoal da AL-RS tem um total de 1.572 servidores, 255 deles oriundos de concursos e 1.317 ocupando cargos de comissão. Além desses, há 45 estagiários e 669 servidores inativos.

Último - O último concurso da AL-RS aconteceu em 2004, sob organização da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). Foram publicados três editais que somavam 40 vagas para Consultor Técnico Legislativo, Administrador, Analista de Rede e Hardware, Analista de Sistemas, Arquivista, Bibliotecário-Pesquisador Parlamentar, Contador, Economista, Engenheiro, Jornalista e Procurador.

Foram aplicadas questões de Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos para os cargos de consultor Técnico Legislativo, Administrador, Analista de Rede e Hardware, Analista de Sistemas, Arquivista, Bibliotecário-Pesquisador Parlamentar, Contador, Economista, Engenheiro e Jornalista.

Para Procurador, foram realizadas prova objetiva com questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos; além de prova dissertativa, prova de peça jurídica e prova de títulos.