Os candidatos interessados em participar do concurso da Polícia Civil do Rio de janeiro para cargo de Oficial de Cartório Policial de 6ª classe, podem realizar sua inscrição até o dia 18 de novembro. São ofertadas 750 vagas para quadro permanente de pessoal do órgão, em cargo que exige nível superior.

A execução da primeira fase do concurso (prova objetiva de conhecimentos; prova de capacidade física; exame psicotécnico e exame médico) caberá ao Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação-IBFC, e a Segunda Fase (curso de formação profissional e prova de investigação social) à Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra - ACADEPOL do estado (RJ).

Função de Oficial de Cartório exige ensino superior completo em qualquer área de formação, mais Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" no mínimo. Remuneração é de R$ 2.871,98 por jornada de trabalho de 40 horas semanais e 5% das vagas serão para candidatos portadores de deficiência e 20% para afrodescendentes e indígenas (veja edital).

As inscrições vão até o dia 18 de novembro de 2013, pela internet, através do site do IBFC, ou no posto de inscrição localizado na Rua Anfilófio de Carvalho, n. 29, sala 618, Bairro Castelo, Rio de Janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.

A prova de conhecimentos está prevista para ser realizada no dia 08 de dezembro de 2013, no Rio de Janeiro-RJ, e a alocação dos candidatos nos locais de realização de todas as etapas da primeira fase será feita a critério do IBFC, no município do Rio de Janeiro, de acordo com a disponibilidade e capacidade dos locais.

Prazo de validade do concurso público será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, para nomeação dos aprovados.