O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) teve seu processo para realização de concurso público reaberto no Ministério do Planejamento, criando, novamente, a expectativa para autorização de uma nova seleção de servidores no órgão. A primeira solicitação enviada no ano passado foi negada pelo Planejamento e agora o órgão espera uma nova resposta. A validade da última seleção encerrou em 2014 e desde então a instituição aguarda aval do MPOG para realização de um novo concurso, que teve pedido movimentado no último dia 4 de dezembro.

O MPA solicitou a abertura de 286 vagas, porém, o número de vagas só será confirmado após o parecer positivo do Ministério do Planejamento. O novo pedido foi protocolado em 28 de maio e já passou pela assessoria técnica e administrativa, secretaria executiva, secretaria de gestão pública, departamento de modelos organizacionais e força de trabalho dos setores social e de desenvolvimento econômico.

A última seleção do MPA ocorreu em 2010 e ofertou 100 vagas para candidatos de nível médio e superior, sendo 70 vagas para cargos de Engenheiro e Analista e 30 vagas para cargo de Agente Administrativo. Os salários das funções oferecidos na época, por jornada de trabalho de 40 horas semanais, foram de R$ 2.131,43 e R$ 3.156,55.

Todas as Unidades da Federação foram contempladas com um cargo de Engenheiro, Analista Técnico Administrativo e Agente Administrativo, com exceção dos Estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Pará, contemplados com dois cargos para Analista Técnico-Administrativo e Brasília, sede do Ministério, contemplada, com 4 cargos para Engenheiro, 10 para Analista Técnico Administrativo e 4 para Agente Administrativo.

Os candidatos inscritos no certame foram avaliados por meio de provas objetivas apenas, compostas de conhecimentos gerais sobre Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e conhecimentos específicos, com duração de 4 horas, aplicadas em todas as capitais da federação.

O concurso foi homologado em 02 de julho de 2010, para ser aprovado na etapa, foi necessário obter 40% dos pontos totais da prova. A organização da seleção ficou por conta da Fundação Euclides da Cunha - FEC