A Secretaria da Fazenda do estado da Bahia terá abertura de concurso público no decorrer do ano (concurso Sefaz-BA 2018). O governador do estado, Rui Costa, assinou a autorização da abertura de certame para a função de Auditor Fiscal na última quarta-feira, 6 de dezembro.

Estão previstas 60 vagas na função, que exige graduação nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados. O salário inicial do cargo é de R$ 8.456,19.

Os aprovados irão atuar nos lançamentos de ofício com lavratura de autos de infração; planejar, coordenar e executar atividades de fiscalização de receitas estaduais em estabelecimentos e no trânsito de mercadorias; efetuar revisões fiscais e contábeis; julgar, no âmbito administrativo, processos de impugnação de lançamentos de créditos tributários; planejar, coordenar e executar atividades de elaboração e divulgação de atos normativos, dentre outros.

Agora autorizado, o próximo passo do concurso é compor a comissão organizadora, escolher a banca que coordenará a seleção e lançar o edital.

Último - o último concurso para a função aconteceu em 2004, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC) com abertura também de 60 vagas nas áreas de Administração, Finanças e Controle Interno e Tecnologia da Informação.

Os candidatos passaram por prova objetiva com questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, mais prova de títulos. Foram avaliados conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade Geral e Pública, Estatística, Economia e Finanças Públicas, Auditoria, Matemática Financeira, Informática e Gestão Organizacional. Veja como foi a avaliação: