A Fundação Getulio Vargas (FGV) já foi contratada para coordenar o processo seletivo da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), indicando que a publicação do edital pode ocorrer em breve.
A contratação foi oficializada no Diário Oficial da União de 6 de março de 2026, por meio de extrato contratual. O contrato entre a INB e a FGV foi assinado em 29 de janeiro e possui vigência até 2027.
Os detalhes do documento mostram que a seleção será destinada a cargos de níveis médio, técnico e superior, com formação de cadastro de reserva. As oportunidades estarão distribuídas por unidades da empresa localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O contrato também já estabelece o formato das avaliações, os cargos que poderão ser contemplados e as cidades onde as provas serão realizadas. Com a etapa de escolha da organizadora concluída, a publicação do edital passa a ser o próximo grande passo para a abertura do concurso - veja o documento.
Cargos de níveis médio, técnico e superior
O novo concurso da INB contará com oportunidades em diversas áreas profissionais. Entre os cargos previstos estão:
| Localidade | Cargo |
| Rio de Janeiro/RJ | Advogado |
| Rio de Janeiro/RJ | Analista de Comércio Exterior |
| Resende/RJ | Advogado |
| Resende/RJ | Analista de Comércio Exterior |
| Resende/RJ | Assistente Social |
| Resende/RJ | Biólogo |
| Resende/RJ | Engenheiro Ambiental |
| Resende/RJ | Engenheiro Civil |
| Resende/RJ | Engenheiro de Controle e Automação |
| Resende/RJ | Engenheiro de Produção |
| Resende/RJ | Engenheiro de Segurança do Trabalho |
| Resende/RJ | Engenheiro Eletricista |
| Resende/RJ | Engenheiro Nuclear |
| Resende/RJ | Engenheiro Químico |
| Resende/RJ | Físico |
| Resende/RJ | Inspetor de Guarda |
| Resende/RJ | Médico do Trabalho |
| Resende/RJ | Operador de Processos EC/MIN/CNC |
| Resende/RJ | Químico |
| Resende/RJ | Técnico em Eletrônica |
| Resende/RJ | Técnico em Eletrotécnica / Eletri Manut. |
| Resende/RJ | Técnico em Instrumentação |
| Resende/RJ | Técnico em Logística |
| Resende/RJ | Técnico em Mecânica |
| Resende/RJ | Técnico em Mecânica de Precisão |
| Resende/RJ | Técnico em Metalurgia |
| Resende/RJ | Técnico em Metrologia |
| Resende/RJ | Técnico em Química |
| Resende/RJ | Técnico em Segurança do Trabalho |
| Caldas/MG | Advogado |
| Caldas/MG | Assistente Social |
| Caldas/MG | Biólogo |
| Caldas/MG | Engenheiro Ambiental |
| Caldas/MG | Engenheiro Civil |
| Caldas/MG | Engenheiro de Segurança do Trabalho |
| Caldas/MG | Engenheiro Eletricista |
| Caldas/MG | Engenheiro Mecânico |
| Caldas/MG | Engenheiro Químico |
| Caldas/MG | Médico do Trabalho |
| Caldas/MG | Operador de Processos EC/MIN/CNC |
| Caldas/MG | Químico |
| Caldas/MG | Técnico em Eletrotécnica / Eletri Manut. |
| Caldas/MG | Técnico em Geologia |
| Caldas/MG | Técnico em Instrumentação |
| Caldas/MG | Técnico em Mecânica |
| Caldas/MG | Técnico em Química |
| Caldas/MG | Técnico em Segurança do Trabalho |
| Caetité/BA | Advogado |
| Caetité/BA | Assistente Social |
| Caetité/BA | Engenheiro Ambiental |
| Caetité/BA | Engenheiro Civil |
| Caetité/BA | Engenheiro de Controle e Automação |
| Caetité/BA | Engenheiro de Produção |
| Caetité/BA | Engenheiro de Segurança do Trabalho |
| Caetité/BA | Engenheiro Químico |
| Caetité/BA | Físico |
| Caetité/BA | Geólogo |
| Caetité/BA | Médico do Trabalho |
| Caetité/BA | Operador de Processos EC/MIN/CNC |
| Caetité/BA | Químico |
| Caetité/BA | Técnico em Eletrotécnica / Eletri Manut. |
| Caetité/BA | Técnico em Instrumentação |
| Caetité/BA | Técnico em Logística |
| Caetité/BA | Técnico em Mecânica |
| Caetité/BA | Técnico em Mecânica de Precisão |
| Caetité/BA | Técnico em Mineração |
| Caetité/BA | Técnico em Química |
| Caetité/BA | Técnico em Radioproteção |
| Caetité/BA | Técnico em Segurança do Trabalho |
Como serão as provas
A estrutura do concurso já está prevista no contrato firmado com a FGV. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas nas cidades que possuem previsão de lotação.
Para os cargos de nível médio e técnico, a avaliação terá 46 questões. Já os candidatos às funções de nível superior responderão a 56 questões.
As provas terão questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos de Normas e Conhecimentos Específicos. Para os cargos de nível superior, também haverá cobrança de Língua Inglesa.
O exame terá duração de 4 horas e 30 minutos, com questões de múltipla escolha e quatro alternativas cada, sendo apenas uma considerada correta. Para nível médio/técnico, a prova terá valor máximo de 118 pontos, enquanto a avaliação de nível superior será pontuada em até 128 pontos.
O concurso contará ainda com prova prática para o cargo de Inspetor de Guarda, conforme as regras estabelecidas no contrato.
A aplicação das avaliações está prevista para ocorrer nas cidades relacionadas às oportunidades do concurso: Rio de Janeiro e Resende, no estado do Rio de Janeiro; Caldas, em Minas Gerais; e Caetité, na Bahia.
A definição do cronograma, período de inscrições, valores das taxas, requisitos completos e demais regras dependerá da publicação do edital pela INB e pela FGV.
O que é a Indústrias Nucleares do Brasil?
A INB é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) e atua na cadeia produtiva do urânio e do combustível nuclear utilizado pelas usinas brasileiras.
Entre suas atividades estão a mineração e o beneficiamento do minério, além de processos relacionados ao enriquecimento, fabricação de pó, produção de pastilhas e fabricação do combustível nuclear.
A empresa também participa de atividades de engenharia relacionadas ao combustível e à produção de componentes dos elementos combustíveis. Suas operações são submetidas a controles de segurança e ambientais e à fiscalização dos órgãos competentes.
Último concurso ocorreu em 2018
O concurso anterior da INB foi realizado em 2018 e também teve como objetivo formar cadastro de reserva. Na ocasião, foram contemplados cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, com oportunidades para diferentes especialidades.
Entre as funções de nível médio estava o cargo de assistente em administração, enquanto a seleção também contemplou diversas carreiras técnicas, como Segurança do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Informática, Logística e Química.
Para nível superior, foram incluídas áreas como Direito, Administração, Comunicação Social, Assistência Social, Ciências Contábeis, Biologia, Economia, Física, Medicina do Trabalho, Psicologia e Química.
15/01/2018
08/02/2018
R$ 6.094,00
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo:


