A Secretaria de Estado de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul (SPGG-RS) publica o edital de abertura do seu novo concurso. São 10 vagas de nível superior para a função de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com salário inicial de R$ 7.345,12 por 40 horas de trabalho na semana, o profissional irá atuar em atividades que incluem eaborar, analisar e avaliar planos e programas e projetos do Setor Público que visem ao desenvolvimento econômico do Estado; elaborar estudos visando à fixação de prioridades para a aplicação de recursos econômicos; auxiliar na coordenação de programas e projetos do governo; realizar estudos visando a compatibilização dos planos estaduais com os nacionais; promover estudos e análises dos indicadores conjunturais; realizar estudos e pesquisas objetivando a montagem e implantação dos diversos sistemas de administração estadual; proceder a estudos referentes à modernização administrativa; proceder a estudos objetivando o progressivo aperfeiçoamento dos processos e padrões do sistema orçamentário; elaborar projetos de lei e de decreto sobre assuntos econômicos e financeiros; realizar estudos relativos à quantificação e formulação das despesas públicas; orientar tecnicamente a elaboração de propostas orçamentárias, bem como analisar e revisar as propostas parciais de orçamento; emitir pareceres sobre pedidos de abertura de credito adicionais; realizar coordenação sistemática das propostas orçamentárias dos órgãos descentralizados; emitir parecer sobre questões econômicas, financeiras e administrativas em geral.

As inscrições serão realizadas entre 8 de agosto e 3 de setembro, pelo site da Fundatec: www.fundatec.org.br. As taxas de participação estão fixadas em R$ 182,41, com isenção prevista para candidatos com deficiência que tiverem renda de até um salário mínimo mensal ou estejam desempregados.

As provas de seleção dos candidatos estão previstas para 21 de outubro. Serão aplicadas 100 questões objetivas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Estatística, Direito Administrativo e Constitucional, Governança e Gestão, Economia e Finanças Públicas e Planejamento e Orçamento Público; com exigência de 60% de acertos totais, além de 50% em cada disciplina, a etapa vale até 170 pontos. Haverá ainda uma prova dissertativa valendo 60 pontos, com 30 pontos como mínimo exigido para aprovação, etapa na qual serão avaliados apenas os candidatos aprovados e classificados até a 100° posição.

A nota preliminar da etapa objetiva sai em 16 de novembro. A lista de classificados à avaliação da prova dissertativa será divulgada em 28 de novembro e as notas preliminares dessa etapa sairão em 7 de dezembro. 

O resultado final do concurso sai em 20 de dezembro, data em que começa a vigorar a validade de dois anos, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital.