Em breve haverá um novo concurso na área fiscal de Minas Gerais. O Tribunal de Contas do estado tem seleção autorizada para ingresso na carreira de Analista de Controle Externo. A minuta do edital já foi entregue ao presidente do órgão, mas ainda não há informações sobre o número de vagas que serão ofertadas e da data de lançamento do edital.

A comissão organizadora é formada pelo Conselheiro Wanderley Ávila, que presidirá o certame; além de Rachel Carvalho, Chefe de Gabinete; Juliana Cristina Campolina, Superintendente de Gestão e Finanças; Anderson Sampaio, Analista de Controle Externo; Milena de Brito Alves, Diretora do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência; Joelma Conceição Zeferino de Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas; e Priscila Fernandes Poletto, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal.

O próximo passo agora é contratar a empresa que coordenará a seleção, para então, lançar o edital.

De acordo com o portal da transparência, existem atualmente 196 cargos vagos para a carreira que exige graduação específica nas áreas de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Engenharia, Ciência da Computação ou Ciências Atuariais.

A remuneração inicial é de R$ 6.741,84, mais vantagens e benefícios, conforme cita o portal da transparência.

Último concurso

Em 2017, houve concurso no TCE-MG para Conselheiro Substituto com salário inicial de R$ 28.947,55. A banca responsável foi a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

A prova objetiva, com duração de 5 horas, teve 100 questões de múltipla escolha sobre disciplinas de: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Financeiro e Tributário; Controle Externo; Direito Penal; Direito Civil; Direito de Seguridade Social; Teoria Geral do Processo e Noções de Direito Processual; Contabilidade; Economia do Setor Público e da Regulação; Administração Pública.

Veja a autorização do concurso: