Todos os anos, alguns dos certames mais esperados pelo concurseiros brasileiros são os dos Departamentos Estaduais de Trânsito (concurso Detran) espalhados pelo país. Isso porque eles costumam abrir um bom número de vagas e oferecem salários muito bons, além, é claro, da estabilidade na carreira. Pensando nisso, o Ache Concursos foi atrás de informações a respeito do próximos concursos previstos para esses órgão estaduais.

Alguns estão bem próximos de serem abertos, outros nem tanto assim. Alguns foram realizados recentemente, e por isso, devem demorar para que aconteçam novamente. Por outro lado, também há aqueles que não são realizados há quase uma década, mas ainda assim não possuem expectativas de serem colocados em dia. Veja.

Concursos DETRAN 2019

Alagoas (AL) - já existe autorização para a realização desse concurso, emitida em junho de 2018, porém, desde então não foram divulgadas novidades sobre a seleção. Ainda não há definição do quantitativo de vagas e dos cargos que serão ofertados na seleção. Atualmente, o quadro do Detran de Alagoas tem 372 servidores ativos. O último concurso do órgão aconteceu em 2001.

Amapá (AP) - no início de 2018 o governo estadual do Amapá chegou a anunciar a realização de concursos públicos para diversos órgãos - com o objetivo de diminuir o número de contratos - entre eles o Detran-AP. No entanto, até agora nenhum edital foi publicado. O último concurso do Detran-AP aconteceu em 2011 onde foram selecionados candidatos para 55 vagas.

Espírito Santo (ES) - é outro concurso que já tem autorização desde agosto de 2018 e que deve ter novidades divulgadas em breve. Já foi anunciado, inclusive, que serão 94 vagas colocadas à disposição dos candidatos em cargos de níveis médio e superior para ingresso nas carreiras de Assistente de Trânsito (80) e Analista de Trânsito (14). As funções têm salários iniciais de R$ 2.400,75 (Assistente) e de R$ 5.179,94 (Analista).

São Paulo (SP) - Foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo da quinta-feira, 6 de dezembro, o contrato entre DETRAN-SP e FCC para realização do novo concurso público no Departamento de Trânsito do Estado (concurso DETRAN SP). Por meio de despacho do governador foram anunciados que dois certames serão abertos para preencher 575 vagas, um com 375 vagas no cargo de Oficial Estadual de Trânsito e outro com 200 vagas no cargo de Agente Estadual de Trânsito. A expectativa é grande pelo lançamento do edital, o que deve acontever até o mês de janeiro.

Rio Grande do Norte (RN) -  Uma portaria foi publicada em setembro, nomeando os membros da comissão interna que ficará encarregada de acompanhar os trâmites do concurso, incluindo escolha da banca organizadora. Porém, até agora não pode-se fixar um prazo para publicação do edital. Em 2019, deverão ser apontadas novidades.

Expectativa

Os seguintes estados ainda não tem previsão de realização de concursos no Detran nos próximos meses: Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Amazonas (AM),  Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), Acre (AC), Bahia (BA) e Tocantins (TO). Em todos eles a validade do último concurso já expirou, no entanto, eles seguem sem realizar o pedido de autorização para realizar um novo certame. Por isso, apesar da expectativa, ainda não é possível dizer quando os editais deverão ser lançados.

Em alguns casos, contratações temporárias vêm sendo realizadas por meio de processos seletivos simplificados e dessa forma, as vagas mais urgentes são preenchidas. Esse é o caso do Detran-AC, por exemplo, que contratou 20 servidores temporários no cargo de Examinador de Trânsito no início de 2018 - veja mais. Seu último concurso foi realizado em 2009. É o caso também do Detran-BA, que contratou 49 servidores em fevereiro e março de 2018.

No caso do Detran-RS, a validade do concurso expirou em 2017 e logo em seguida também foram feitas contratações temporárias, de forma que tão cedo um novo concurso não deve ser realizado - principalmente se for levado em consideração o tempo de espera para realização de concursos em outros estados. O mesmo pode-se dizer do Detran-MS, cuja validade do último certame terminou em 2018.

Vale destacar também o caso do Detran-AM, que nunca teve um concurso realizado. Atualmente seu quadro é composto por servidores contratados temporariamente e estagiários. Em maio de 2018, entretanto, a nova sede do órgão foi inaugurada em Manaus e por isso, apesar de ainda não existir nenhuma previsão, pode ser que logo mais seja anunciado um novo concurso.

Outro destaque, ainda, é o concurso de Roraima (RR). O último concurso foi realizado há quase dez anos (em 2009), mas a realização de um novo certame dependia da aprovação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do órgão, o que aconteceu em meados de 2017. Há portanto, grandes expectativas de anúncio do novo certame para o ano de 2019.

No caso do Detran do Ceará (CE), um certame foi realizado no início de 2018, preenchendo 383 vagas em todos os níveis de escolaridade. O certame tem validade de dois anos, portanto, está longe de vencer. Esse concurso não deverá acontecer novamente tão cedo. O mesmo vale para o Detran do estado do Maranhão (MA), cujo último concurso foi realizado em março e abril de 2018 pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram abertas 170 vagas e 68 mil pessoas disputaram uma delas. Além deles, pode ser citado também o concurso do Mato Grosso (MT) que tem validade até meados de 2019.

Adicione o Ache Concursos aos seus favoritos (Ctrl+D) para ficar por dentro dos novos concursos pelo país.