Foi divulgado no Diário Oficial da última sexta-feira, 26 de outubro, mais um edital de convocação de candidatos aprovados no grande concurso público promovido pela Defensoria Pública do estado do Rio Grande do Sul em 2017. A seleção já convocou mais de 300 aprovados nas carreiras de Técnico e Analista em menos de um ano desde a homologação do resultado final, ocorrida em dezembro do ano passado.

Foram nomeados nessa nova chamada um total 45 candidatos, sendo 10 para o cargo de Analistas - sendo 2 candidatos autodeclarados negros e uma pessoa com deficiência - e mais 35 Técnicos (4 Pn e 4 Pcd).

Para o cargo de Analista - Processual foram chamados os colocados da 55ª até a 59ª posição na lista de ampla concorrência e da 14ª até a 15ª posição entre os pardos e negros (PN). No cargo de Analista - Tecnologia da Informação - Segurança da Informação foram chamados o 7º e o 8º colocados da lista ampla e para Analista de Saúde - Psicologia mais um candidato foi nomeado, a 1ª classificada entre os Portadores de Deficiência (Pcd).

Já no cargo de Técnico - Administrativa foram chamados mais de 200 aprovados até agora, esta última convocação traz entre a 147ª e a 174ª posição da lista de ampla concorrência, além da 39ª até a 42ª posição entre os que concorreram às vagas de negros e pardos (Pn) e da 39ª até a 44ª posição para pessoas com deficiência (Pcd). Veja a lista completa dos novos nomeados.

Concurso DPE-RS

O certame foi realizado em setembro de 2017 e ofertou 107 vagas no Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares da DPE, carreiras de Analista e Técnico, cargos de nível superior e médio, respectivamente sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas - FCC.

Para candidatos de nível superior foram ofertadas no edital 38 vagas de Analista Judiciário nas especialidades Processual, Contabilidade, Economia, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Assistente Social, Biblioteconomia, Arquivista, Comunicação Social, Psicologia, Infraestrutura e Redes, Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação. O salário inicial da carreira é de R$ 5.947,15.

Já para aqueles com formação de ensino médio completo foram 69 vagas de Técnico Judiciário nas especialidades Administrativa, Edificação, Informática, Logística, Segurança do Trabalho e Segurança. Algumas especialidades exigem ainda curso técnico específico. A remuneração inicial dos Técnicos é de R$ 3.243,90.

Segundo publicação feita pela DPE-RS no Diário Oficial, o concurso registrou 40.614 inscritos no total, sendo 10.536 para Analistas e 30.078 para Técnicos, conforme segue:

Analista - Área Processual - 6.395 inscritos
Analista - Área Contabilidade - 366 inscritos
Analista - Área Economia - 97 candidatos
Analista - Área Administração - 1.027 inscritos
Analista - Área Arquitetura - 283 candidatos
Analista - Área Engenharia Civil - 319 candidatos
Analista - Área Engenharia Elétrica - 146 inscritos
Analista - Área Farmácia - 254 candidatos
Analista - Área Assistente Social - 410 inscritos
Analista - Área Biblioteconomia - 72 candidatos
Analista - Área Arquivista - 80 inscritos
Analista - Área Comunicação Social - 290 inscritos
Analista - Área Psicologia - 337 inscritos
Analista - Tecnologia da Informação/ Infraestrutura e Redes - 179 inscritos
Analista - Tecnologia da Informação/ Banco de Dados - 43 candidatos
Analista - Tecnologia da Informação/ Desenvolvimento de Sistemas - 181 candidatos
Analista - Tecnologia da Informação/ Segurança da Informação - 57 candidatos
Técnico - Área Administrativa - 28.128 inscritos
Técnico - Área Edificação - 462 candidatos
Técnico - Área Informática - 693 inscritos
Técnico - Área Logística - 96 candidatos
Técnico - Área Segurança do Trabalho - 291 inscritos
Técnico - Área Segurança - 408 candidatos

O concurso terá validade por 2 anos, a contar da data de homologação do resultado final, ocorrida em dezembro de 2017, podendo ainda ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, segundo o edital de abertura do concurso DPE-RS 2017.