A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou neste domingo, 13 de julho de 2025, as provas objetiva e dissertativa do concurso público para Aluno-Oficial PM, etapa inicial do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O processo seletivo oferece 165 vagas e é organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Para tomar posse, o candidato precisa atender a alguns requisitos, como: ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

O salário básico inicial do cargo de Aluno-Oficial PM é de R$ 4.833,27, valor composto pelo salário-base, o adicional de Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e a gratificação de insalubridade.

Lançado em abril, o edital despertou grande interesse entre os concurseiros. Ao todo, foram 14.566 inscritos, o que representa uma média de 88,28 candidatos por vaga. A seleção é destinada a homens e mulheres, mas não há reserva de vagas para pessoas com deficiência, em razão da natureza das atribuições do cargo - veja a demanda de inscritos.

É importante destacar que candidatos com tatuagens não estão impedidos de participar, desde que o conteúdo não ofenda os princípios éticos da corporação ou não faça apologia à violência, discriminação ou ideologias contrárias à ordem democrática.

Provas e Gabaritos

O concurso da PMSP CFO 2025 é composto por diversas fases:

  • Prova objetiva e dissertativa (eliminatórias e classificatórias);
  • Exames de aptidão física (eliminatórios);
  • Exames de saúde (eliminatórios);
  • Avaliação psicológica (eliminatória);
  • Investigação social e de idoneidade moral (eliminatória);
  • Análise de documentos (eliminatória).

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados nesta segunda-feira, dia 14 de julho, no Portal de Concursos Públicos do Estado de São Paulo, bem como no site da banca organizadora, o site da FGV.

Os candidatos devem acompanhar a página com frequência, já que não serão fornecidas informações por telefone.

Os resultados preliminares serão seguidos da convocação para o teste de aptidão física, cuja data, local e horário ainda serão divulgados.

Os recursos contra as questões da Prova Objetiva - Parte I poderão ser apresentados no prazo de 3 dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após a divulgação do gabarito.

Quando o recurso se referir ao gabarito da Prova Objetiva - Parte I, ele deverá ser apresentado de forma individualizada, ou seja, um recurso separado para cada questão contestada. A análise e a decisão caberão à Banca Examinadora, com base em parecer técnico.

O gabarito preliminar poderá ser alterado após a análise dos recursos. Caso haja anulação de questões ou modificação no gabarito, a correção das provas seguirá o gabarito oficial definitivo.

Teste de Condicionamento Físico Geral

Os candidatos que avançarem para a etapa física enfrentarão os seguintes desafios:

Exercício Masculino Feminino
Flexão na barra fixa / Isometria 3 repetições 7 segundos
Abdominal remador 36 repetições 32 repetições
Corrida de 50 metros 8,25 segundos 9,50 segundos
Corrida de 2.400 metros 13 minutos 15 minutos
Natação 50 metros (estilo livre) 1 minuto e 5 s 1 minuto e 5 s

O desempenho será medido pelo Índice de Suficiência Física (ISF), e os convocados deverão comparecer com documento de identidade, lápis preto e caneta esferográfica preta ou azul.

O concurso terá validade de três meses a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período, de acordo com o interesse da Administração.