Encceja 2018 tem edital divulgado e inscrições abrem no dia 16 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já definiu o cronograma de realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2018. As provas ocorrerão no dia 5 de agosto.

Por:
0
0 share
0 tweets
0 share

Saiu o edital do ENCCEJA 2018. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou as normas que regem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A participação no Encceja Nacional é voluntária e gratuita, e o exame é destinado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para participar, o candidatos deve ter, no mínimo, 15 anos para tentar o certficado do ensino fundamental; e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio.

Edital do Encceja Nacional 2018 é divulgado e provas são marcadas para agostoO período de inscrições estará aberto entre as 10 horas de 16 de abril e as 23 horas e 59 minutos de 27 de abril, pelo site do INEP - enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

As provas do exame estão previstas para o dia 5 de agosto, com aplicação em todo o território nacional. Para ensino fundamental serão aplicadas quatro provas objetivas com questões de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, mais redação. Já para nível médio, serão quatro provas com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. 

Prepare-se: Apostila de estudo para matérias do ENCCEJA 2018

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método utilizado no ENEM. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no ensino fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no ensino médio, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de redação para obter a certificação. A proficiência na redação será obtida com nota superior a cinco pontos.

O que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A TRI leva em conta o número de acertos do participante e o grau de dificuldade da questão, dando menor peso para aqueles acertos casuais, popularmente conhecidos como 'chutes'. O método se aplicará a todas as áreas de conhecimento do Exame, com pontos de acordo com uma escala própria. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.

O gabarito preliminar das etapas sairá em até 10 dias úteis após a aplicação da prova. Os resultados dos exames não serão divulgados publicamente e a emissão dos documentos necessários para as certificações será de responsabilidade das secretarias estaduais de educação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderirem ao Encceja Nacional - veja o edital que rege o Encceja 2018.

O Encceja é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, em nível de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio. Os objetivos do exame incluem construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às secretarias de educação, para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes em nível de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar; construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos e no processo de certificação; possibilitar a constituição de parâmetros para autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mundo do trabalho; e possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Avalie esta notícia

Nota:

(5.0/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
FAÇA UM COMENTÁRIO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar