Os participantes que realizaram o Encceja 2022 já podem consultar o resultado das provas a partir desta quinta-feira, dia 22 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na página do participante o resultado oficial do exame aplicado para os 547 mil participantes desta edição.

Podem participar do Encceja todos os anos os brasileiros que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino (fundamental e médio) e que tenham, no mínimo, 15 anos completos para tentar o ensino fundamental ou 18 anos completos para o ensino médio.

Resultado ENCCEJA

Os resultados individuais podem ser acessados pelo site do exame - enccejanacional.inep.gov.br/encceja - fazendo a consulta com CPF e senha.

Neste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022) registrou mais de 1,6 milhão de inscritos. Desse total, mais de 81,6% (1.374.882 inscritos) buscavam a certificação do ensino médio e os 18,4% restantes (308.648) buscam concluir o ensino fundamental.

Mais de 53,6% dos participantes possuem idade entre 18 e 30 anos, 42,3% são da faixa etária de 31 a 59 anos, 3,1% são menores de 18 anos e 1% possuem idade acima de 60 anos.

Contudo, apenas 547 mil candidatos compareceram à aplicação das provas em 622 municípios brasileiros, registrando uma abstenção superior a 60% na edição de 2022 do exame.

Gabaritos do Encceja 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 12 de setembro os gabaritos da prova do Encceja 2022.

Os gabaritos saíram no dia 12 de setembro, mas a previsão era dia 9/9 (a mudança ocorreu em virtude do feriado de 7 de setembro). Confira todos os gabaritos, abaixo:

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Gabarito da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química, Física e Biologia;
  • Gabarito da Prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Gabarito da Prova de Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Gabarito da Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias - História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Tema da redação para Ensino Médio.

Qual nota preciso tirar para ser aprovado no Encceja?

Para passar na prova do Encceja o participante precisa atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e obter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação, cuja nota varia de 0 a 10.

Cada prova objetiva do Encceja possui 30 questões objetivas e a nota é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), portanto a média não é exatamente proporcional à quantidade de acertos. O desemprenho do participante será quantificado em cada prova, em uma escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos.

A TRI qualifica cada questão de acordo com três parâmetros:

  • Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm;
  • Grau de dificuldade;
  • Possibilidade de acerto ao acaso (chute).

Como emitir o certificado do Encceja 2022?

Caso seja aprovado, o participante deve procurar as secretarias estaduais de Educação e os Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia pelo qual realizou o Encceja para solicitar a emissão do certificado.

Cronograma Encceja 2022

  • Publicação do edital - 16 de maio
  • Inscrições - 24 de maio a 04 de junho
  • Aplicação das provas - 28 de agosto
  • Divulgação dos gabaritos - 12 de setembro
  • Publicação do resultado - 22 de dezembro

Encceja 2023 já tem data de inscrição?

Não, ainda não foi divulgado qual será o prazo de inscrição para o Encceja 2023. Neste ano, o edital foi lançado em maio e o período de inscrições foi aberto entre 24/05 e 04 de junho.

Habitualmente, as provas do Encceja são aplicadas no mês de agosto e o resultado é publicado no final do ano.