Ocorrerão nos próximos dias 24 e 25 de outubro as provas do ENEM 2015. Se você é um dos candidatos, fique atento, pois os locais de prova já podem ser consultados. Foram mais de 7,7 milhões de inscritos no Exame esse ano, que prestarão as avaliações em mais de 18,9 mil locais de prova, em 1,7 mil municípios pelo país.

No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, 25, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O candidato deve ficar atento aos horários de abertura e fechamento dos portões de seu respectivo local de prova. Nesse ano, os portões serão abertos às 12 horas e fecharão às 13 horas, tendo a prova início marcado às 13h30min.

Local de prova

Neste ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível, exclusivamente, na Página do Participante, no endereço eletrônico do INEP - http://enem.inep.gov.br/participante. No cartão, estão contidas as seguintes informações: número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas; Indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso); Opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

O cartão de confirmação da inscrição pode ser impresso informando CPF e senha na Página do Participante do INEP. Logo no primeiro acesso você poderá imprimir ou salvar o cartão, sem precisar acessar novamente o sistema para visualizá-lo.

Para quem esqueceu a senha, a recuperação deve ser feita também na página do INEP, pelo endereço: http://enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html. O candidato receberá uma nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.

Caso não tenha informado ou tenha alterado o celular ou o e-mail cadastrado na inscrição, o participante deve selecionar a opção "Esqueci minha senha", digitar os dados solicitados e em seguida selecionar "Alterar dados cadastrais". Para tanto, deve ter em mãos os dados fornecidos no ato da inscrição: data de nascimento, CPF, cidade, nome da mãe, estado (UF) e município de residência, além da resposta à pergunta de segurança cadastrada no ato da inscrição.

Para que serve?

O ENEM é instrumento de avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio e é ferramenta de ingresso em cursos de nível superior, além de ser certificação da conclusão do Ensino Médio, para aqueles que tenham mais de 18 anos e não terminaram o nível médio (antigo 2º grau).

Para aqueles que querem utilizar o ENEM como certificação da conclusão do ensino médio, serão necessários 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova e 500 pontos na redação, para ter o certificado. Nesta edição de 2015, 867 mil pessoas prestarão o Exame com essa finalidade.