Foram realizadas no último fim de semana as primeiras etapas do concurso público para seleção de Defensores Públicos do Estado do Maranhão (DPE-MA). As provas objetiva e discursiva  foram aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro, respectivamente, e os gabaritos foram divulgados na segunda-feira, dia 17. Eles podem ser conferidos no site da Fundação Carlos Chagas - organizadora do certame - pelo endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.

15/10/2018
05/11/2018
15/12/2018
R$ 26.125,15
8
Anexos

O edital oferta 8 vagas no total, com reserva de uma para pessoas com deficiência e duas para os candidatos negros e pardos. O cargo de Defensor exige diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, além de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de três anos de atividade jurídica. A remuneração do Defensor Público de 1ª Classe é de R$ 26.125,15.

A Prova Escrita Preliminar Objetiva, teve sua aplicação na parte da tarde de sábado e contou com 100 questões de Direito Constitucional, Direito Civil, Agrário e Comercial, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal, Direito Administrativo, Formação Humanística, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Legislação e Princípios Institucionais da Defensoria Pública, Direito da Criança e do Adolescente e Direitos Difusos e Coletivos; já a Prova Escrita Discursiva, aconteceu na manhã desse domingo e foi composta de duas questões discursivas e duas peças processuais. De acordo com a FCC, mais de 3,2 mil pessoas se inscreveram no certame, 58 deles declararam ser portadores de deficiência.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável ainda por igual período.

Etapas

A etapa desse fim de semana compreendeu a realização das provas objetiva e discursiva, como já citado acima. Além delas, o concurso contará também com as seguintes fases de realização e avaliação:

- Inscrição Definitiva, de caráter eliminatório;

- Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;

- Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

Veja o edital do concurso

Anexos