Com provas aplicadas no domingo, foram publicados na segunda-feira os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em 2016. A seleção teve 29 mil inscritos na disputa das 440 vagas ofertadas, sendo 400 delas para candidatos do sexo masculino e 40 para o sexo feminino, que farão o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico em 2017.
A prova aplicada aos candidatos teve questões de Português (20), Física (12), Química (12), Matemática (20), Geografia (12), História (12) e Inglês (12) além da prova de redação/ questão discursiva, que ocorreram nos dias 10 e 11 de setembro em várias cidades do país.
O curso de formação será realizado no período de 5 anos com regime de internato, nas instalações da EsPCEx, em Campinas-SP, com duração de um ano, onde o militar em formação recebe o título de aluno; e nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende-RJ, com a duração de quatro anos, onde o militar em formação recebe o título de cadete.
Para ingressar, os candidatos devem ter formação de ensino médio completo, idade entre 17 e 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2017), e com 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m de altura, se do sexo feminino. A remuneração inicial do cargo durante o curso de formação é fixada em R$ 936,00 pela tabela vigente de salários dos Militares. Após conclusão do curso de formação, estes serão declarados Aspirantes a Oficial, obtendo a colação de grau ma graduação de Bacharel em Ciências Militares a remuneração de R$ 6.268,00.
Os gabaritos preliminares das provas aplicadas foram divulgados no fim da segunda-feira, 12 de setembro, e podem ser conferidos, abaixo:
Gabarito Concurso EsPCEx 2016 (todas as provas)
As demais publicações do certame ocorrerão pelo site do Comando do Exército e os resultados da etapa poderão ser consultados também no portal Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da banca.
A lista dos candidatos que terão a redação corrigida sairá no dia 16 de outubro. Já no dia 24 de janeiro de 2017 acontece a convocação dos candidatos selecionados para a segunda etapa, composta de avaliação de saúde e teste de aptidão física, prevista já para o dia 25/01. Veja o edital do concurso para conferir a pontuação necessária para aprovação na prova objetiva.
O cadete do sexo masculino aprovado e convocado poderá optar pelo ingresso em um dos seguintes cursos de graduação: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Essa escolha será subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo Exército, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da Aman. A Cadete do sexo feminino poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material Bélico.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: