A Prefeitura de Macapá, estado do Amapá, realizou no domingo (19) as provas de seu grande concurso público e divulgará os gabaritos já nesta segunda-feira. Com 330 vagas em cargos da educação, o concurso registrou mais de 9 mil candidatos.

21/05/2018
20/06/2018
19/08/2018
R$ 2.831,56
330
20/08/2018
Anexos

O gabarito provisório das questões poderá ser consultado a partir das 17 horas de 20 de agosto, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC): www.concursosfcc.com.br/concursos/pmmae118. Serão dois dias para interposição de recursos contra a divulgação e os pedidos deverão ser encaminhados pelo site do concurso.

Os candidatos passaram por prova objetiva com 50 questões de conhecimentos pedagógicos, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais. O resultado preliminar da etapa está previsto para 28 de setembro. 

A etapa seguinte será a avaliação de títulos para todas as funções, com convocação em 28 de setembro e prazo de entrega entre os dias 3 e 9 de outubro. Serão avaliados pós graduação, mestrado e doutorado. O resultado da etapa sai em 5 de novembro.

O resultado homologado do concurso sai em 22 de novembro. A validade do certame será de dois anos, prazo que pode ser pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital.

Concorrência

No total, são 9.604 candidatos inscritos no certame, 2.100 disputando as vagas reservadas a candidatos negros e 75 inscritos nas vagas para candidatos com deficiência. Todas as funções com vagas no concurso têm remuneração fixada em R$ 2.831,56 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Para Professor de Educação Infantil são 7.988 inscritos. Cabe ao profissional exercer a docência na educação básica; participar do processo que envolve planejamento, execução, monitoramento e avaliação, do projeto político pedagógico e do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola; cumprir o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação de Macapá e participar da elaboração do calendário escolar da unidade de ensino a qual está vinculado, entre outras.

Para Pedagogo, são 835 candidatos. Dentre as atribuições do cargo estão desenvolver atividades de suporte pedagógico direto à docência na educação básica, voltada para planejamento, administração, supervisão, orientação e inspeção escolar; coordenar a elaboração da Proposta Político-Pedagógica da escola; promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando o processo de integração da comunidade com escola, entre outras.

O cargo de Especialista - Administrador tem 210 pessoas na disputa. As atribuições do profissional incluem organizar o setor de gestão de pessoas, na elaboração de estratégias de trabalho e de otimização dos profissionais da educação; elaborar e participar do planejamento e execução de programas de formação dos profissionais da educação, atividades de motivação e desenvolvimento de pessoas, de acordo com a identificação das necessidades, da leitura e interpretação de indicadores de desempenho, e dos processos de avaliação de desempenho operacional; coordenar, monitorar e avaliar os processos de avaliação de desempenho dos profissionais da Educação, entre outras.

Para Especialista - Assistente Social são 185 candidatos. São atribuições do cargo atender e acompanhar sistematicamente às famílias e educandos das unidades escolares, colaborando para a garantia do direito ao acesso e permanência do educando na escola; elaborar Plano de Trabalho da equipe, contemplando ações/projetos para os diferentes segmentos da comunidade escolar, considerando as especificidades do território; monitorar e acompanhar os educandos em situação de não frequência e evasão escolar; elaborar relatórios de sistematização do trabalho realizado nas unidades escolares, entre outras.

A função de Especialista - Fisioterapeuta registra 250 inscritos. As atividades da área incluem estimular o desenvolvimento neuropsicomotor integral dos educandos permitindo trabalhar as habilidades com atividades que busquem também a interação social e a troca de experiências; auxiliar e orientar família, professores e pedagogos quanto aos aspectos posturais e ergonômicos dos educandos para a inclusão educacional, em espaços formais e informais que favoreçam o processo ensino-aprendizagem; avaliar e propor estratégias e recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva, entre outras.

Para Especialista - Fonoaudiólogo são 40 inscritos. Cabe ao profissional da área identificar as demandas da equipe escolar, dos familiares e dos educandos, por análise individual ou coletiva; elencar aspectos fonoaudiológicos relacionados ao processo educativo; identificar fatores que possam afetar a saúde da coletividade escolar; observar o ambiente físico escolar em relação ao ruído, iluminação, acessibilidade, entre outros e apontar soluções; desenvolver ações educativas e pedagógicas para apoio e efetivação da aprendizagem na perspectiva da inclusão e do respeito à diversidade humana; entre outras.

Por fim, o cargo de Especialista - Psicólogo tem 96 candidatos. As atividades da profissão incluem colaborar com a construção de conhecimentos da Psicologia que sejam úteis na consecução crítica e reflexiva dos profissionais da Educação; desenvolver trabalhos com profissionais da educação, educandos e famílias, visando à explicitação e à superação de entraves ao bom funcionamento das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes; desenvolver, com os participantes do trabalho escolar (pais, educandos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), entre outras.