O Governo do estado do Amazonas anunciou por meio do Diário Oficial do Estado de 04 de maio, a realização de novos concursos para ingresso de 1.421 candidatos em órgãos da segurança pública e para o sistema penitenciário estadual. A comissão geral e as comissões específicas foram formadas para concursos na Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e na Secretaria de Administração Penitenciária.

Em relação a distribuição das vagas, serão 108 para Agente Penitenciário, 228 para ingresso no Corpo de Bombeiros nas carreiras de Soldado e Oficial, 661 na Polícia Militar do Estado também para Soldado e Oficial e 424 na Polícia Civil para Delegado, Investigador, Escrivão, Perito, Auxiliar e Padioleiro. Veja os cargos que serão contemplados:

A comissão geral do concurso tem Elen Florencio Santos Rocha como presidente, Daniele Maia Queiroz Batista como vice-presidente e Delzinda Ferreira Barcelos, Isabelle Fernandes Belota, Sálua Pavão da Silva, Coronel Damassírio Mamed das Chagas e Gina Carla Sarkis como membros. A comissão da Polícia Militar tem o Coronel Ronaldo Negreiros da Silva como presidente, Coronel Cheyenne Anute de Lima como vice-presidente e 1º Tenente Tatiana Cristina Reis de Souza, 1º Tenente Danielle Marinho Pereira e 1º Tenente Jorge Ferreira Góes como membros. A comissão da Polícia Civil tem José Lázaro da Silva como presidente, Geórgia Soares Pereira Cavalcanti como vice-presidente e Wanderlei Pires da Silva, Maria Linduina de Sena Mendes e Lia Gazineu Ferreira como membros. A comissão do Corpo de Bombeiros tem o Tenente Coronel Alexandre Gama de Freitas como presidente, Tenente Coronel Alecsandro Leal da Silva como vice-presidente e Major Jean Crisley Feitosa e Silva, Coronel Ênio de Oliveira Malveira e Coronel Elenildo Rodrigues Faria como membros. Por fim, a comissão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária tem Sônia Maria Bezerra Cabral como presidente, Gilberto da Graça Bandeira como vice-presidente e Danielle Barbosa Rebouças, Andrea Alessandra de Oliveira e Antônio Abenoniz Gomes como membros - Veja o documento com as comissões.

Com as comissões compostas, serão apuradas as necessidades dos órgãos e o próximo passo será a escolha da banca coordenadora de cada certame.

Recentemente, o governador do estado, Amazonino Mendes, anunciou reajuste salarial para os policiais e bombeiros. O pagamento é referente às datas-bases de 2015 até 2018, totalizando um reajuste de 24,20% que será quitado até 1º de abril de 2019.

Últimos

Em 2015, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou concurso com 320 vagas, mais composição de cadastro reserva, sob coordenção da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram selecionados candidatos para as funções de Técnico de Nível Superior e Assistente Operacional por meio de prova objetiva.

Em 2011, o concurso da Polícia Militar do estado teve 2.473 vagas nas funções de Oficial Combatente, Soldado, Praças especialistas e Oficiais da Saúde. As provas objetivas foram aplicadas nos municípios de Barcelos, Boca do Acre, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. Foram realizadas ainda inspeção de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Em 2009, o concurso do Corpo de Bombeiros do estado teve 1.239 vagas para o Quadro de Oficiais de Saúde, no Quadro Complementar de Oficiais, Quadro de Praças Combatentes e Quadros de Praças Auxiliar de Saúde. Foram selecionados candidatos para as funções de Soldado, Sargento Auxiliar de Saúde - Técnico em Enfermagem, Cabo Auxiliar de Saúde - Auxiliar de Consultório Dentário, Cabo Auxiliar de Saúde - Técnico em Raio X, Cabo auxiliar de saúde - Técnico em Gesso, Tenente Médico Ortopedista, Tenente Médico Clínico, Tenente Médico Pediatra, Tenente Médico Ortopedista, Tenente Dentista, Tenente Farmacêutico, Tenente Enfermeiro e Tenente Assistente Social.