Saiu o resultado preliminar das provas do concurso da Secretaria de Estado de Administração Prisional do estado de Minas Gerais (concurso SEAP-MG). Por meio de duas listas, já podem ser consultadas as notas da prova objetiva e da avaliação de títulos dos participantes no processo seletivo que formará um cadastro de reserva para contratar 4.000 servidores no cargo de Agente de Segurança Penitenciário. As provas ocorreram no dia 18 de novembro nos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas, etapa que teve 50 questões de língua portuguesa, direitos humanos, código de ética e estatuto do servidor público do estado de Minas Gerais e conhecimentos específicos.

O resultado final da prova objetiva e a convocação para a segunda etapa - exame de avaliação psicológica - estão previstos para o dia 04 de dezembro - veja os resultados.

As vagas são para lotação nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública com sede nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Será formado um cadastro reserva com 3.132 vagas para candidatos do sexo masculino e 868 para candidatas do sexo feminino. A seleção registrou mais de 100 mil candidatos.

Foi aprovado na etapa objetiva o candidato que obteve, no mínimo, 50% do total de pontos da prova e que não zerou em nenhuma das disciplinas. Saiba mais sobre a pontuação das provas no edital.

Os resultados e demais publicações podem ser conferidos no endereço eletrônico da organizadora IBFC - www.ibfc.org.br.

Os aprovados na etapa passarão ainda por avaliação psicológica, investigação social e curso introdutório, segundo cronograma já definido.

A seleção valerá por um ano para aproveitamento dos aprovados, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogada por igual período a critério da Administração.

Agente Penitenciário da SEAP-MG

O cargo exige ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio, reconhecido pelo MEC, idade mínima de 18 anos, entre outros requisitos. O salário é de R$ 4.098,45 por jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados. Os contratados irão atuar na segurança dos estabelecimentos prisionais, desempenhando ações de vigilância externa e interna dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional.