Com 4 portarias divulgadas nesta sexta-feira, 29 de abril, aprovados em diversos concursos realizados por órgãos federais nos últimos anos serão nomeados. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) deu aval por meio das portarias nº 137, 138, 139 e 141 para convocação de 290 candidatos que aguardam nomeação nos concursos realizados pela Advocacia-Geral da União (AGU), Polícia Federal (PF), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e na Agência Espacial Brasileira (AEB).

O provimento destes cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. Confira as autorizações:

Portaria nº 137

Serão convocados para posse, seis candidatos aprovados no concurso público realizado pela Advocacia-Geral da União (AGU), sendo 5 para carreira de analista técnico-administrativo e um para ingresso no cargo de técnico em comunicação social. O concurso foi realizado em 2014 com edital publicado no dia 30 de abril - Veja como foi. O provimento destes cargos deverá ocorrer a partir de abril de 2016.

Portaria nº 138

Esta portaria autoriza a nomeação de 204 candidatos aprovados e ainda não convocados no concurso público promovido pela Polícia Federal para o cargo de Agente Administrativo, autorizado pela portaria nº 184, de 21 de maio de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 22 de maio de 2013. A seleção teve edital publicado em novembro de 2013 e ofertou 566 vagas para cargos de níveis médio e superior, sendo 534 delas apenas para Agente Administrativo.

Portaria nº 139

Esta autoriza nomeação de 36 aprovados no concurso público promovido do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que teve edital de abertura publicado em novembro de 2014. Serão convocados 2 aprovados para ingresso no cargo de Especialista em metrologia e qualidade sênior, 11 para analista executivo em metrologia e qualidade, 4 pesquisadores tecnologistas em metrologia e qualidade, 9 técnicos em metrologia e qualidade e 19 assistentes executivos em metrologia e qualidade. Os aprovados serão nomeados já a partir de abril.

O concurso teve 80 vagas distribuídas em 3 editais publicados pelo Instituto IDECAN, que coordenou a seleção. As vagas são para lotação nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.

Portaria nº 141

A última portaria publicada no dia 29 de abril dá conta da nomeação de 44 aprovados no concurso realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O certame foi autorizado pela portaria nº 47, de 18 de fevereiro de 2014 e teve edital lançado no mês de agosto de 2014. Foram 66 abertas na seleção que oferecia salários de até R$ 6.308,00. Veja como foi o concurso da AEB.

Serão convocados para posse 17 aprovados no cargo de tecnologista, 19 analistas em ciência e tecnologia e 8 assistentes em ciência e tecnologia.