A Polícia Militar do estado de Minas Gerais vai abir em novembro as inscrições do novo concurso destinado a selecionar candidatos para provimento de 30 vagas no Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), a iniciar-se no ano de 2019. As vagas ofertadas são para Médicos nas especialidades de Anátomo-Patologia (1), Anestesiologia (3), Cirurgia Geral (3), Cirurgia Pediátrica (1), Ginecologia (1), Neurologia (2), Oftalmologia (2), Ortopedia (2), Patologia Clínica - Medicina Laboral (1), Pediatria (3), Psiquiatria (1), Urologia (2) e Clínica Médica - Pronto Atendimento (5); além de Psicólogo Clínico (3). A remuneração básica inicial para o cargo de 2º tenente da PMMG é de R$ 8.874,60.

Requisitos

Para concorrer é necessário ser brasileiro; ter, no máximo 35 anos de idade completáveis até a data de inclusão no curso; ter concluído curso de graduação em nível superior em área compatível com a função a ser exercida; não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar; possuir registro atualizado no Conselho Regional atinente à categoria profissional para qual concorre, entre outros requisitos.

Inscrição

Os candidatos que preencherem os requisitos poderão se inscrever via internet, no site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs entre os dias 06 de novembro e 05 de dezembro de 2018. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 266,24.

O concurso consiste em 4 fases, sendo:

- Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova Teórico-Prática, de caráter eliminatório e classificatório e de Títulos, de caráter classificatório;

- Exames de Saúde (preliminares e complementares) de caráter eliminatório, Avaliação Física Militar (AFM) caráter eliminatório e classificatório, Avaliações Psicológicas, de caráter eliminatório e Exame Toxicológico, de caráter eliminatório;

- Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO), de caráter eliminatório.

A prova objetiva será realizada no município de Belo Horizonte, às 8h30min do dia 10 de fevereiro de 2019, sendo os locais divulgados no dia 28 de janeiro de 2019. A prova será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Língua Portuguesa (09), Direitos Humanos (04) e Conhecimentos Específicos (27). Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2019 e o resultado da 1ª fase e calendário de atividades das demais fases sairá no dia 13 de março de 2019.

A Prova Teórico-Prática constará de apresentação de casos clínicos, mediante descrição textual ou projeção, neste caso por período previamente estabelecido, para resposta de múltipla escolha e/ou dissertativa. Serão convocados para o Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO), somente os candidatos aprovados e melhores classificados nas fases anteriores, na proporção de um candidato por vaga disponível.

O estágio será realizado na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), na Rua Diabase, nº 320, bairro Prado, Belo Horizonte-MG. O prazo de validade da seleção para convocação dos aprovados e classificados será de 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Atribuições gerais dos cargos

O Oficial do Quadro de Saúde da PMMG deverá atuar em atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde física e mental, em conformidade com as normas expedidas pela Corporação, coordenando, controlando e monitorando os resultados alcançados. Para tanto, a atuação do Oficial QOS compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: assessorar o Comando nos assuntos relacionados à sua área específica; gerenciar recursos humanos e logísticos; desenvolver processos e procedimentos administrativos militares; promover estudos técnicos e de capacitação profissional; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais.

Atribuições específicas

Oficial Médico: executar as atividades relacionadas a assistência à saúde ambulatorial e hospitalar; desenvolver atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças; zelar pelo cumprimento das normas éticas, técnicas e legais dentro do HPM e NAIS; primar pela excelência no acolhimento e atendimento técnico-profissional; participação em comissões multidisciplinares, quando do HPM; atuar na preceptoria e supervisão de acadêmicos e médicos residentes, quando do HPM; participação na elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas; participar de treinamentos médicos e atualização técnico-científica.

Oficial Psicólogo: assessorar tecnicamente os diversos níveis hierárquicos sempre que necessário; realizar atividades organizacionais que promovam o desenvolvimento de habilidades, promoção à saúde, adaptação ao trabalho, desligamento do trabalho e comprometimento organizacional; realizar atendimentos clínicos de urgência; atuar na área de psicologia clínica; atuar na área de psicologia educacional; atuar na área de psicologia da aviação; atuar na área de psicologia hospitalar; desenvolver normatizações relacionadas à prática da psicologia; realizar avaliações psicológicas para porte de armas, concursos, cursos, diagnósticos e perícias.