Atenção candidato! A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22 de março, a dispensa de licitação que define a banca responsável para prestação de serviços técnicos especializados no planejamento, organização e execução do seu próximo concurso público destinado ao provimento de vagas no cargo de Aluno-Oficial PM-SP. Ainda não há mais informações sobre o número de vagas que serão ofertadas e quando o edital será lançado.

De acordo com o documento, a empresa escolhida, assim como nos concursos anteriores realizados pela PM, foi a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - Vunesp. Confira a publicação:

Para concorrer ao cargo de Oficial PMSP é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente; idade mínima de 17 anos e idade máxima de 30 anos; estatura mínima de 1,55m, se mulher, e de 1,60m, se homem; não possuir tatuagem que a sua simbologia seja conflitante com os valores policiais-militares e faça alusão a condutas ilícitas.

A remuneração inicial do cargo de Aluno-Oficial PM é de R$ 3.095,87. Com a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, a remuneração, no posto de 2º Tenente PM, passa a ser de R$ 6.705,51.

O policial militar dispõe de um regime próprio de previdência e conta ainda com assistência médica e odontológica, além de assistência psicológica. O policial recebe, ainda, fardamento e acessórios, podendo também usufruir de alojamentos.

Atribuições do cargo

Aos Oficiais da Polícia Militar compete a fiscalização, a gestão e o comando direto do efetivo que atua no policiamento ostensivo, bem como a análise, o aperfeiçoamento e a administração dos mais variados processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a política da qualidade e com a filosofia de polícia comunitária e de direitos humanos, além de outras definidas em lei.

Último para Oficial

O último concurso da PM-SP foi realizado em 2018 foi realizado sob a organização da Vunesp. Foram ofertadas 270 vagas para Aluno-Oficial PM no Curso de Formação de Oficiais (concurso PMSP CFO). Veja o edital.

O concurso foi composto por várias etapas de avaliação, envolvendo:

- Prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha;

- Prova Dissertativa;

- Exames de Aptidão Física;

- Exames de Saúde;

- Exames Psicológicos;

- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade;

- Análise de Documentos.

A prova objetiva foi realizada em novembro nos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.