A Polícia Civil do Estado de Pernambuco acaba de lançar, através do Diário Oficial do Estado, edital de abertura de concurso público que visa preencher 100 vagas no cargo de Delegado de Polícia. A coordenação do certame ficará sob responsabilidade da Universidade de Pernambuco. Do total das vagas, 3% será destinado aos portadores de deficiência física.

A função de Delegado exige diploma de bacharel em Direito, expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrada no Ministério da Educação (MEC). Os Delegados têm vencimentos a partir de R$ 9.069,81, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Confira o edital de abertura no Diário Oficial de Pernambuco. página 3.

Dentre as atribuições do cargo, estão: dirigir, supervisionar, coordenar, planejar, orientar, executar e controlar a administração policial civil estadual, bem como as investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

Para os interessados no processo seletivo, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de fevereiro e 20 de março de 2015, através do site www.upenet.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 138,00.

Confira a lista completa de concursos públicos abertos no país.

Provas

O concurso será composto com as seguintes etapas de avaliação:

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Prova de aptidão psicológica, de caráter eliminatório;

- Prova de aptidão física, de caráter eliminatório;

- Investigação social;

- Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório.

Os conteúdos programáticos para a prova objetiva estão afixados nas matérias de: Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal; Legislação Especial; Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco; e Medicina Legal.

A prova objetiva será realizada no dia 26 de abril de 2015, em locais e horários que serão divulgados no dia 15 de abril de 2015. Já o gabarito preliminar será divulgado pelo site da Universidade de Pernambuco no dia 26 de abril.

A validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final do curso de formação profissional no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.