A Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul encerra hoje (27) as inscrições do concurso público regido pelo edital nº 08/2018 para ingresso de 100 Delegados (concurso PC-RS). São 74 vagas para acesso universal, 16 vagas reservadas para candidatos negros e pardos e 10 vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Podem se inscrever na seleção candidatos graduados em Direito que tenham pelo menos três anos de atividade jurídica comprovada e carteira de habilitação de categoria mínima 'B'. O salário do cargo é de R$ 20.353,06 por 40 horas de trabalho na semana.

Dentre as atribuições do profissional estão presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária; elaborar relatórios e representar pela decretação judicial de prisões cautelares; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública. 

As inscrições no concurso podem ser feitas pelo site da Fundatec - www.fundatec.org.br - até o fim do dia 27 de março. A taxa de participação é de R$ 187,77.

A primeira etapa de avaliação dos candidatos será composta de duas provas objetivas e acontecerá no dia 20 de maio. Serão 40 questões de Língua Portuguesa na primeira prova; e 80 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal Judiciária e Criminologia na segunda. As duas avaliações serão realizadas em turnos diferentes. Será exigido o mínimo de 60% de acertos gerais e 50% de acertos em cada parte da prova. As notas preliminares estão previstas para sair em 15 de junho.

A fase seguinte é composta de prova dissertativa, abordando conhecimentos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Essa etapa será executada em dois dias consecutivos, com convocação posterior.

Estão previstas ainda etapas de prova de capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica, prova oral, prova de títulos, destinando-se à admissão para a matrícula no Curso de Formação Profissional. 

O concurso terá validade de dois anos a partir de sua homologação, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

veja o edital do concurso PC-RS 2018 para Delegados